Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/40907
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dc.contributor.authorPociña López, Andrés José
dc.date.accessioned2017-01-02T10:16:08Z
dc.date.accessioned2020-09-08T12:50:01Z-
dc.date.available2017-01-02T10:16:08Z
dc.date.available2020-09-08T12:50:01Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978-989-26-1297-3
dc.identifier.isbn978-989-26-1298-0 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/40907-
dc.description.abstractGil Vicente is a dramatist that doesn’t belong to the authors of Portuguese Renaissance theatre considered as ‘classic’. More medieval than classical, his ‘autos’ receive, from Antiquity, a very modest contribution. But the presence of characters from the Greek-Roman world is not secondary in his creations, having more affinity with a medieval interpretation than with a classical one. This article tries, considering all these relations between Gil Vicente and classicism, to identify the marks of Classical Antiquity and their meaning in his texts.eng
dc.description.abstractGil Vicente é um autor dramático que não entra no elenco de autores do Teatro Renascentista português dito “clássico”. Mais medieval do que classicista, os seus autos recolhem uma influência da Antiguidade Clássica bastante modesta, e pouco, ou nada, determinante. Porém, a presença de personagens de origem greco- -romana não é nada despicienda na obra deste autor, ficando porém mais próxima de uma interpretação medievalizante do Passado Clássico, do que de uma interpretação propriamente classicizante. O presente estudo tenta, avaliando em conjunto todas estas coordenadas da relação de Gil Vicente com o Classicismo, reconhecer as pegadas da Antiguidade Clássica em Gil Vicente, bem como o valor e significação delas.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.publisherAnnablumepor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/40906por
dc.rightsopen access-
dc.subjectGil Vicenteeng
dc.subjecttheatre of Renaissanceeng
dc.subjectMiddle Ageseng
dc.subjectAntiquityeng
dc.subjectClassicismeng
dc.subjectGil Vicentepor
dc.subjectteatro do Renascimentopor
dc.subjectIdade Médiapor
dc.subjectAntiguidadepor
dc.subjectClassicismopor
dc.titleA Antiguidade Clássica no teatro de Gil Vicentepor
dc.title.alternativeClassical Antiquity in Gil Vicente’s theatreeng
dc.typebookPartpor
uc.publication.collectionHumanitas Supplementumpor
uc.publication.firstPage15-
uc.publication.lastPage27-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1298-0_1-
uc.publication.sectionRecepção em Portugal e Em Espanhapor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno23-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleO livro do tempo: escritas e reescritas: teatro greco-latino e sua recepção II-
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uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11070023-
uc.publication.parentItemId54663-
uc.itemId68998-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:O livro do tempo: escritas e reescritas: teatro greco-latino e sua recepção II
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