Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/40896
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDias, Paula Barata
dc.date.accessioned2016-12-30T09:51:17Z
dc.date.accessioned2020-09-08T13:17:47Z-
dc.date.available2016-12-30T09:51:17Z
dc.date.available2020-09-08T13:17:47Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978-989-26-1277-5
dc.identifier.isbn978-989-26-1278-2 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/40896-
dc.description.abstractThe Christian trilogy Christos Paschon, composed in Late Antiquity, is a Cento of Euripides’ tragedies. The Literary technique of Cento was an well spread instrument of adjustment and conformation of the classical tradition, wish Euripides was part, admired and perceived as essential by educated Christians, and the demands and expectations of a distinct political and religious reality brought by the presence of Christianity. This paper aims to explore, in an introductory way, the paths adopted by Christos Paschon work in order to adapt the Euripidean legacy aseng
dc.description.abstractA trilogia cristã Christos Paschon, composta na Antiguidade Tardia, constitui um centão das tragédias de Eurípides. A técnica literária do centão torna-se um instrumento literário de ajustamento e de conformação entre um património cultural admirado, e percebido como indispensável pelos cristãos cultos, de que Eurípides fazia parte, e as exigências e expectativas de uma realidade política e religiosa distintas, trazidas pela presença do cristianismo. Esta comunicação visa explorar, de modo introdutório, os caminhos adoptados pela obra Christos Paschon no sentido de adequar o legado euripidiano, assim como a adaptação da linguagem teatral às exigências catequéticas do cristianismo.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.publisherAnnablumepor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/40883por
dc.rightsopen access-
dc.subjectChristos Paschoneng
dc.subjectEuripideseng
dc.subjecttragedyeng
dc.subjectPassion of Christeng
dc.subjectGregorius of Nazianzuseng
dc.subjectChristos Paschonpor
dc.subjectEurípidespor
dc.subjecttragédiapor
dc.subjectPaixão de Cristopor
dc.subjectGregório de Nazianzopor
dc.titleA tragédia cristã Christos Paschon: diálogo com Eurípidespor
dc.title.alternativeThe Christian tragedy Christos Paschon: a dialogue with Euripideseng
dc.typebookPartpor
uc.publication.collectionHumanitas Supplementumpor
uc.publication.firstPage197-
uc.publication.lastPage210-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1278-2_13-
uc.publication.sectionTeatro Gregopor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno13-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleO livro do tempo: escritas e reescritas: teatro greco-latino e sua recepção I-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/40896/205100/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/40896/205100/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11071865-
uc.publication.parentItemId54662-
uc.itemId69033-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:O livro do tempo: escritas e reescritas: teatro greco-latino e sua recepção I
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a_trage_dia_crista__christos_paschon_dia_logo_com_euri_pides.pdf668.88 kBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.