Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/40770
Title: Sistema viário e dinâmicas produtivas pioneiras na porção leste da Amazônia setentrional brasileira
Other Titles: Transport system and pioneering production dynamics in the eastern portion of the northern brazilian Amazon
Authors: Silva, Olavo Fagundes da
Cunha, Lúcio
Keywords: Amapá;Pioneering dynamics;Extraction;Transport system;Amapá;Dinâmicas pioneiras;Extrativismo;Sistema viário
Issue Date: 2016
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: Na Amazônia setentrional brasileira as grandes distâncias a ser em percorridas e a bar reira natural imposta pelo Rio Amazonas, constituiram uma grande dificuldade para a atuação do Estado Nacional brasileiro até ao fim da primeira metade do século XX. Na sua porção leste, apesar da incipiência do Estado, as dinâmicas de desenvolvimento regional baseadas no extrativismo florestal permitiram manter relativa soberania sobre o território que também era reclamado pelos franceses. Logo após a descoberta das jazidas de manganês em Serra do Navio, no início da década de 1940, o Brasil consolidou sua soberania através da criação do Território Federal do Amapá e da dotação de uma estrutura administrativa que pegou embalo na infraestrutura para exploração mineral implantada pela inciativa privada do capital nacional associado ao internacional. Observando esse período histórico, tentou-se, com base na avaliação das estruturas fixadas no espaço, efetuar um estudo que pudesse indicar como o sistema viário evoluiu nesta região do país e qual sua relação com as dinâmicas pioneiras de desenvolvimento regional. Constatou-se que o sistema viário no Amapá apresentava uma relação direta com as dinâmicas extrativistas e que a sua evolução em grande medida se deveu à expansão ou retração gradativa do processo produtivo nessas atividades.
In the northern Brazilian Amazon the large distances to be covered and natural barrier by the Amazon River, imposed great difficulty to the performance of the Brazilian National State until the end of the first half of the twentieth century. In the eastern portion, despite the insipience of state, dynamics of regional development based on forest extraction helped maintain relative sovereignty over the territory which was also contested by the French. After the discovery of manganese deposits in Serra do Navio in the early 1940s, Brazil consolidated its sovereignty through the creation of the Federal Territory of Amapá and the provision of an administrative structure that took momentum in infrastructure for mineral exploration implemented by initiative private national capital associate to international. Noting that historical period, an attempt was made based on the evaluation of the structures established in the space make a study that could indicate how the road system evolved in this region of the country and what their relationship to dynamic pioneer of regional development. It was found that the transport system in Amapá had a directly proportional relation to the extractive dynamics and their evolution largely due to the expansion or gradual decrease of the production process in these activities.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/40770
ISSN: 0871-1623
2183-4016 (digital)
DOI: 10.14195/0871-1623_35_1
Rights: open access
Appears in Collections:Cadernos de Geografia

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