Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/39996
Title: | O papel diferenciado de subsistemas de memória de longo prazo nos processos de aquisição e de aprendizagem de uma L2: o modelo declarativo/procedimental e as suas consequências para o ensino de línguas não maternas | Authors: | Martins, Cristina | Keywords: | L2 acquisition;L2 learning;teaching non-native languages;declarative/procedural model (DP);Aquisição de L2;aprendizagem de L2;ensino de línguas não maternas (LNM);modelo declarativo/procedimental (DP) | Issue Date: | 2016 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/39992 | Abstract: | Based on the declarative/procedural (DP) theoretical model (Ullman, 2001a, 2001b, 2004; Paradis, 1997, 2004), this chapter presents arguments supporting a conceptual distinction between L2 acquisition and L2 learning. Of particular interest is the relevance of the differences between L2 acquisition and L2 learning in sustaining guiding principles for teaching non-native languages. Also discussed are the consequences the distinction bears on the definition of the term L2. Neste capítulo, aduzem-se argumentos em defesa da distinção entre «aquisição» e «aprendizagem» de uma L2, com base nos pressupostos teóricos do modelo declarativo/procedimental (DP) (Ullman, 2001a, 2001b e 2004; Paradis, 1997 e 2004). Procura-se, em particular, demonstrar a relevância de tal distinção para sustentar princípios orientadores das estratégias a adotar no ensino de uma língua não materna (LNM) e reflete-se, igualmente, sobre o impacto que a distinção acarreta para a definição do recorte conceptual da própria expressão «L2». |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/39996 | ISBN: | 978-989-26-1114-3 978-989-26-1115-0 (PDF) |
DOI: | 10.14195/978-989-26-1115-0_4 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | A linguagem na pólis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
o_papel_diferenciado_de_subsistemas.pdf | 2.95 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.