Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/39398
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dc.contributor.authorPaulino, Joana Catarina Vieira-
dc.date.accessioned2016-09-07T11:28:11Z
dc.date.accessioned2020-09-29T20:23:25Z-
dc.date.available2016-09-07T11:28:11Z
dc.date.available2020-09-29T20:23:25Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn1645-2259-
dc.identifier.issn2183-8615 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/39398-
dc.description.abstractA linha de Cascais, construída no final do século XIX e tendo, inicialmente, um fito turístico, de veraneio e prática de banhos, acabou por se revelar uma via-férrea que promoveu a concentração de população de facto no espaço suburbano e rural por ela servido, nomeadamente, entre Algés e Cascais. Cabe, neste estudo, verificar: qual o alcance da influência do caminho-de-ferro; quais as povoações que, em termos demográficos, se destacavam e se estas já tinham alguma importância anterior, em termos de quantitativos populacionais e sectores de actividade a elas associados; e, para finalizar, qual o carácter de ocupação da faixa costeira pela população, nomeadamente, se é contínuo ou descontínuo. Visa-se, assim, à luz da presença do caminho-de-ferro (e, nos anos 20 do século XX, mediante a sua electrificação, que constituiu um estímulo e um factor atractivo), estudar o processo de suburbanização da cidade de Lisboa para Oeste, junto à zona ribeirinha, o qual, alguns anos mais tarde, originou a formação de parte integrante da Área Metropolitana de Lisboa.por
dc.description.abstractCascais railway, built in the end of the 19th century and initially having a touristic and sea bathing propose, turned out to be a railway that promoted population’s concentration in the suburban and rural areas where it passed by, mainly, between Algés and Cascais. In this study we want to verify: the influence’s scope of the railway; which were, in a demographic analysis, the most important settlements and if they already had an earlier importance related to demographic quantitatives and to the presence of a certain activity; and, to finish, what was the character of coast’s occupation by the population, namely, if it was continuous or not. It is intended, therefore, through the presence of the railway (and, in the twenties of 20th century, considering its electrification, which made it a lot more attractive), to study Lisbon’s suburbanization process to the West, by the coast, a space that, a few years later, integrated Lisbon’s Metropolitan Area.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de História da Sociedade e da Cultura-
dc.rightsopen access-
dc.subjectContemporary Historyeng
dc.subjectUrban Historyeng
dc.subjectCascais Railwayeng
dc.subjectSuburbanizationeng
dc.subjectTourismeng
dc.subjectHistória Contemporâneapor
dc.subjectHistória Urbanapor
dc.subjectLinha de Cascaispor
dc.subjectSuburbanizaçãopor
dc.subjectTurismopor
dc.titleLinha de Cascais: muito mais do que uma via-férrea turística, um estímulo à concentração populacional na faixa costeira por ela servida (1911-1944)por
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista de História da Sociedade e da Cultura vol. 13-
uc.publication.firstPage361-
uc.publication.lastPage380-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista de História da Sociedade e da Cultura-
uc.publication.volume13por
dc.identifier.doi10.14195/1645-2259_13_16-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno17-
uc.publication.areaArtes e Humanidades-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/39398/247607/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/39398/247607/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11849592-
item.fulltextWith Fulltext-
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