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https://hdl.handle.net/10316.2/38193
Title: | Exposições oitocentistas fora de portas e o contributo dos objectos coloniais para a criação imaginal do Império português | Other Titles: | Nineteenth century exhibitions’ abroad and the contribution of colonial objects to the imaginal creation of the portuguese Empire | Authors: | Pinto, Carla Alferes | Keywords: | Art;Empire;Exhibitions;Identity;Material Culture;Arte;Cultura Material;Exposições;Identidade;Império | Issue Date: | 2015 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | A ideia de uma “época áurea dos
descobrimentos” como factor identitário faz
parte do discurso e da memória de muitos
portugueses. Para a consolidação desta ideia
contribuíram as imagens que foram sendo
veiculadas por exposições realizadas ao longo
do século XIX. Estas mostras procuravam
traçar a “marca” de Portugal através da
narrativa construída em torno de episódios
seleccionados que eram exibidos com o recurso
a programas de ideias e objectos (arte e cultura
material), e que construíram um imaginário
supostamente comum, que se manteve por mais
de um século. Neste texto procurei desenvolver
alguns aspectos que levaram à construção
imaginal do Império português, recorrendo
a episódios específicos, como o momento
de introdução das mercadorias com origem
colonial no discurso nacional, a maneira como
esses produtos foram apresentados, quais
as circunstâncias que “transformaram” os
objectos etnográficos em artísticos e que outra
cultura material foi desde o início associada à
representação dos descobrimentos. The idea of a “golden era of the discoveries” associated to identity has long been shared by some Portuguese discourse and memory. Visual culture spread by 19th century exhibitions has contributed to strengthen the aforesaid narrative. These exhibits “branded” Portugal through a selection of episodes of the country’s history that were emphasized by conceptual programs and the display of objects (art and material culture), hence creating a narrative and an imaginary expected to be shared by all, and that in fact survived for more than a century. In this text I analyze some aspects that shaped the imaginal construction looking at specific events: the moment when colonial commodities were introduced in the discourse of “national production”, the way these products were presented, the circumstances that “transformed” ethnographic in artistic objects, and which other material culture was associated to the “Portuguese discoveries” since the beginning of its representation. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/38193 | ISSN: | 0870-4147 2183-3796 (digital) |
DOI: | 10.14195/0870-4147_46_14 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Revista Portuguesa de História |
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