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https://hdl.handle.net/10316.2/36835
Title: | Por uma pedagogia deslizante aberta às incertezas | Other Titles: | For a shifting pedagogy pervious to uncertainties Pour une pedagogie glissante, ouverte aux incertitudes |
Authors: | Malaguerra, Manuel Gomes, Lídia |
Keywords: | Pedagogy;Rhizome;Nomadism;Minor;War Machine;Pédagogie;Rhizome;Arbre;Nomadisme;Mineur;Machine de guerre;Pedagogia;Rizoma;Árvore;Nomadismo;Menor;Máquina de Guerra | Issue Date: | 2014 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Abstract: | O ensaio visa, desde o nomeado pósestruturalismo
francês, conexionar entre
o pensamento deleuziano (e deleuziano-
guattariano) e a Escola ocidental
atual, mesmo que esta, nas suas
formas mais visíveis e hegemónicas,
possa parecer aquilo que de mais
antideleuziano existe. Porém, essa
facticidade não impede que façamos
migrar alguns dos conceitos e proposições
do mágico do pensamento da
diferença como intercessor para pensar
as relações entre forças (ativas e
reativas) e potências (alegres e tristes)
que transversam o território-escola.
Cumpre assim neste ensaio, desde
uma problematização intuitiva, enunciar
as primeiras linhas de uma pedagogia
deslizante aberta às incertezas
por nós pensada como utensílio (arma-
afeto) da Escola como máquina
de guerra. L'essai vise à faire une connexion, depuis le poststructuralisme français, entre la pensée deleuzienne (et deleuzo- guattarienne) et l'école occidentale actuelle, même si celle-ci, dans ses formes plus visibles et hégémoniques, semble être ce qu'il existe de plus anti-deleuzien. Cependant, cette facticité ne nous empêche pas faire migrer certains des concepts et des propositions de la magie de la pensée de la différence comme un intercesseur pour pouvoir penser les relations entre les forces (actives et réactives) et les puissances (joyeuses et tristes) qui traversent le territoireécole. Cet essai doit ainsi, à partir d'une problématisation intuitive, indiquer les premières lignes d'une pédagogie glissante, ouverte aux incertitudes, pensée comme un outil (arme- affection) de l'école comme une machine de guerre. The essay, based on the so-called French post-structuralism, attempts to connect Deleuzian (and Deleuzian- Guattarian) thought and the current western school, even though the latter, in its more visible and hegemonic forms, may seem highly anti- Deleuze. These facts, however, do not prevent us from migrating some of the concepts and propositions of the magic of the idea of difference as promoting thought about the ties between (active and reactive) forces and (joyful and sad) powers passing through the school area. Based on intuitive questioning, this essay lays down the initial lines of a shifting pedagogy open to uncertainties, which we have regarded as a tool (weapon of affection) of the School as a war machine. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/36835 | ISSN: | 1645-3530 1647-8622 (digital) |
DOI: | 10.14195/1647-8622_14_9 |
Appears in Collections: | Revista Estudos do Século XX |
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