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Title: Conselho escolar e a configuração de uma democracia contra-hegemônica na gestão da escola pública: considerações a partir do princípio da comunidade
Other Titles: The school council and anti-hegemonic democracy taking shape in public school management: views on the community principle
Le conseil scolaire et la configuration d'une democratie contrehegemonique dans la gestion des ecoles publiques: considerations a partir du principe de la communaute
Authors: Borges, Maria Creusa de Araújo
Cavalcante, Maria do Socorro Silva
Keywords: School Council;Democratic Management;Anti-hegemonic Democracy Community;Global South;Conseil scolaire;Gestion démocratique;Démocratie contre-hégémonique;Communauté;Pays du Sud;Conselho Escolar;Gestão Democrática;Democracia Contra-Hegemônica;Comunidade;Sul Global
Issue Date: 2014
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Abstract: Este artigo tem o objetivo de compreender o conselho escolar de uma escola pública da rede municipal de João Pessoa, Paraíba/Brasil, enfatizando o potencial emancipatório da comunidade a partir dos procedimentos teórico-metodológicos apontados por SANTOS (2002; 2006; 2007; 2010; 2011) e SANTOS e MENESES (2009) como a sociologia das ausências, a sociologia das emergências e o trabalho de tradução. Parte-se do pressuposto de que os conhecimentos silenciados no Sul global são produzidos como não existentes, necessitando do procedimento da sociologia das ausências para trazer à tona esses conhecimentos, gerando uma gama de conhecimentos com possibilidades de se pensar um futuro melhor e mais viável. Todos esses conhecimentos, produzidos a partir da sociologia das ausências e da sociologia das emergências, precisam dialogar entre si, constituindo as inteligibilidades tornadas possíveis por intermédio do trabalho de tradução. Com base nesse referencial, analisa-se a experiência do conselho escolar de uma escola pública da rede municipal de João Pessoa, Paraíba/Brasil, onde se percebe o potencial político dos sujeitos que compõem a comunidade, se constituindo uma possibilidade de construção de uma democracia contra- hegemônica da gestão da escola pública.
Cet article vise à comprendre le conseil scolaire d'une école publique du réseau municipal de João Pessoa, Paraíba / Brésil, en mettant l'accent sur le potentiel émancipateur de la communauté à partir des procédures théoriques et méthodologiques soulignées par Santos (2002 ; 2006 ; 2007 ; 2010 ; 2011) et Santos et Meneses (2009), telles que la sociologie des absences, la sociologie des émergences et le travail de traduction. L'étude part de l'hypothèse que les connaissances silencieuses des pays du Sud sont produites, mais comme si inexistantes, ayant besoin de la procédure de la sociologie des absences pour les faire émerger, avec la génération d'un éventail de connaissances offrant des possibilités de penser à un avenir meilleur et plus viable. Toutes ces connaissances, produites à partir de la sociologie des absences et de la sociologie des émergences, ont besoin d'établir un dialogue mutel pour constituer des intelligibilités, rendues possibles grâce au travail de traduction. Sur la base de ce référentiel, nous analysons l'expérience du conseil scolaire d'une école publique du réseau municipal de João Pessoa, Paraíba / Brésil, où nous nous rendons compte du potentiel politique des individus qui composent la communauté, constituant une possibilité de construction d'une démocratie contre-hégémonique de la gestion des écoles publiques.
This paper attempts to understand the school council of a State-owned school in the municipality of João Pessoa, Paraíba/Brazil, while highlighting the emancipatory potential of the community based on the theoretical-methodological procedures described by SANTOS (2002; 2006; 2007; 2010; 2011) and SANTOS and MENESES (2009) as the sociology of absence, the sociology of emergence and translation work. It is assumed that the silenced knowledge of the global South is produced as non-existing, requiring the procedure of absence sociology to bring it out into the light, thus producing a set of knowledge for paving the way to thinking about a better and more feasible future. All knowledge produced from the sociology of absence and the sociology of emergence must maintain a close dialogue, thus constituting the intelligibility made possible through translation. On the basis of these references, the author analyses the experience of the school council of a State-owned school in João Pessoa municipality, Paraíba/Brazil. He highlights the political potential of the members of this community, thus helping to build an antihegemonic democracy of public school management.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/36831
ISSN: 1645-3530
1647-8622 (digital)
DOI: 10.14195/1647-8622_14_6
Appears in Collections:Revista Estudos do Século XX

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