Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36679
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dc.contributor.authorTavares, Domingos Campelo
dc.date.accessioned2015-06-11T10:55:21Z
dc.date.accessioned2020-09-09T10:27:13Z-
dc.date.available2015-06-11T10:55:21Z
dc.date.available2020-09-09T10:27:13Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.isbn978-989-26-1014-6
dc.identifier.isbn978-989-26-1015-3 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/36679-
dc.description.abstractLeon Battista Alberti articulated an architectural concept that makes clear the distinction between the artist and the craftsman. He clarified that the essential work of the architect focuses on the architectural design, that is an intellectual work. This notion was part of the history of architecture for five centuries. In contrast, Walter Groupius put the teaching of architecture in terms of manuality of the craftsman, intending to break with the basic statement of modern architecture established by the humanists of the early Renaissance. This contradiction that the 20th century would not overcome and the idea about the qualities necessary to the architect presents now divided, ranging from advocates of artistic ability and those who claim expertise.eng
dc.description.abstractLeon Battista Alberti enunciou um conceito de arquitetura que torna clara a distinção entre o artista e o artífice. Clarificou que a ação essencial do arquiteto se concentra sobre o projeto arquitetónico, trabalho de natureza intelectual. Esta noção fez parte da história da arquitetura durante cinco séculos. Em oposição, Walter Gropius colocou o ensino da arquitetura ao nível da manualidade do artífice, pretendendo romper com o enunciado básico da arquitetura moderna estabelecido pelos humanistas do primeiro Renascimento. Contradição que o século XX não quis ultrapassar e a ideia sobre as qualidades necessárias ao arquiteto apresenta‑se hoje dividida, oscilando entre os que advogam a capacidade artística e os que pretendem competência técnica.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/36661por
dc.rightsopen access-
dc.subjectAlbertieng
dc.subjectWalter Gropiuseng
dc.subjectArtisteng
dc.subjectCrafstmaneng
dc.subjectAlbertifre
dc.subjectWalter Gropiusfre
dc.subjectArtistefre
dc.subjectArtificefre
dc.subjectAlbertipor
dc.subjectWalter Gropiuspor
dc.subjectArtistapor
dc.subjectArtíficepor
dc.titleDe Alberti às contradições da Bauhaus: uma noção moderna do conceito de arquitecturapor
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage337-
uc.publication.lastPage350-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1015-3_17-
uc.publication.sectionVI. Ética, decoro & ornamentapor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno18-
uc.publication.areaArtes e Humanidadespor
uc.publication.bookTitleNa génese das racionalidades modernas II: em torno de Alberti e do Humanismo-
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item.fulltextWith Fulltext-
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Appears in Collections:Na génese das racionalidades modernas II: em torno de Alberti e do Humanismo
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