Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36437
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dc.contributor.authorPochta, Yuriy-
dc.date.accessioned2015-04-16T14:45:26Z
dc.date.accessioned2020-09-24T05:13:18Z-
dc.date.available2015-04-16T14:45:26Z
dc.date.available2020-09-24T05:13:18Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn1645-3530-
dc.identifier.issn1647-8622 (digital)-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/36437-
dc.description.abstractO artigo aborda a crise da sociedade globalizada e os seus desafios. A contemporaneidade é a era da transição do inacabado moderno até ao pós-moderno, que não possui qualquer ligação à maioria da humanidade. Aqueles que não conseguem tolerar o stress histórico da transformação social procuram refúgio no fundamentalismo. O autor apresenta o fundamentalismo não como um fenómeno arcaico, mas sim o produto do moderno e até incluído no pós-moderno. O pós-moderno priva inevitavelmente qualquer fundamentalismo do seu estado de metanarrativa e traduz esse num jogo, uma forma virtual, um simulacro.por
dc.description.abstractCet article aborde les crises et les défis auxquels se voient confronter les sociétés mondialisées. La contemporanéité en est un aspect, elle correspond à une ère de transition entre la modernité et la postmodernité, qui touche une partie de l’humanité. Pour son auteur, le fondamentalisme n’est autre que le reflet de sociétés en mal d’adaptation qui ne parviennent pas à faire face au poids de leur histoire. Il fait feu également sur les idées reçues et démontre que le fondamentalisme n’est pas un phénomène archaïque mais bien au contraire le produit de la modernité en lien direct avec la postmodernité et prive inévitablement tout fondamentalisme de son statut métarranatif et le traduit en un jeu, sous forme virtuelle, en un simulacre.fra
dc.description.abstractThe article discusses the crisis of the globalized society and its challenges. Contemporaneity is the era of transition from unfinished modern to postmodern, which has no relation to the majority of humanity. Those who cannot tolerate the historical stress of social transformation, seek refuge in fundamentalism. The author shows that fundamentalism is not an archaic phenomenon, but the product of modern and even included in the postmodern. Postmodern inevitably deprives any fundamentalism of its metanarrative status and translates it into a game, a virtual form, simulacrum.eng
dc.language.isoeng-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbra-
dc.subjectSocietyeng
dc.subjectModernityeng
dc.subjectPostmodernityeng
dc.subjectFundamentalismeng
dc.subjectSimulacrumeng
dc.subjectSociétéfra
dc.subjectModernitéfra
dc.subjectPostmodernitéfra
dc.subjectFondamentalismefra
dc.subjectSimulacrefra
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectModernidadepor
dc.subjectPós-Modernidadepor
dc.subjectFundamentalismopor
dc.subjectSimulacropor
dc.titleCrisis of the society and its contemporary challenges (example of fundamentalism)por
dc.title.alternativeA crise da sociedade e os seus desafios contemporâneos (exemplo de fundamentalisto)por
dc.title.alternativeLa crise de la société et les société et les défis contemporains (exemple du fondamentalisme)por
dc.typearticle-
uc.publication.collectionRevista Estudos do Século XX nº 10-
uc.publication.firstPage233-
uc.publication.issue10-
uc.publication.lastPage244-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleRevista Estudos do Século XX-
dc.identifier.doi10.14195/1647-8622_10_14-
uc.publication.sectionCrise, decadência e regeneração-
uc.publication.orderno15-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36437/238965/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36437/238965/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11603622-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
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