Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36310
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorParreiral, Rita
dc.contributor.authorPereira, Luís Gama
dc.contributor.authorGomes, Celeste
dc.date.accessioned2015-04-08T11:11:07Z
dc.date.accessioned2020-09-09T13:30:26Z-
dc.date.available2015-04-08T11:11:07Z
dc.date.available2020-09-09T13:30:26Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.isbn978-989-97106-0-3
dc.identifier.isbn978-989-26-1009-2 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/36310-
dc.description.abstractIn this study we reflect upon how the illustrations (photographs, drawings, diagrams, graphs and maps) are presented in Natural Sciences and Geology textbooks in elementary and secondary education. Data analysis showed that elementary textbooks value different pictorial representations, while in secondary school textbooks there is no explicit information about the pedagogical relevance in using images. Analysing the predominance of various pictorial representations, under the sub-themes discussed, we conclude that the photographs stands out compared to other categories, having the textbook authors in both teaching cycles opted for photographs of Portuguese Geology instead of international ones.eng
dc.description.abstractNeste estudo apresentam-se algumas reflexões sobre a forma como as representações pictóricas (fotografias, desenhos, esquemas, gráficos e mapas) são incluídas nos manuais Ciências Naturais (7º ano) e de Geologia (10º ano). A análise dos dados permitiu concluir que os manuais do ensino básico valorizam diferentes representações pictóricas enquanto nos manuais do ensino secundário não existem informações explícitas sobre a importância didáctica da utilização da imagem. Relativamente à predominância das diversas representações pictóricas, no âmbito dos subtemas analisados, a fotografia destaca-se em relação às restantes categorias, optando os autores dos manuais dos dois ciclos pela utilização de fotografias de exemplos da Geologia de Portugal, em detrimento dos exemplos internacionais.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.publisherLaboratório de Radioactividade Natural da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/36282por
dc.rightsopen access-
dc.subjectIllustrationseng
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectGeology educationeng
dc.subjectRepresentações pictóricaspor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectEnsino da Geologiapor
dc.titleRepresentações pictóricas nos manuais de ensino de Ciências Naturais (7º ano) e de Geologia (10º ano)por
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage291-
uc.publication.lastPage301-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-1009-2_21-
uc.publication.sectionParte II: Modelação de sistemas geológicospor
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno21-
uc.publication.areaCiências Naturaispor
uc.publication.bookTitleModelação de sistemas geológicos: livro de homenagem ao Professor Manuel Maria Godinho-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36310/209038/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36310/209038/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11147169-
uc.publication.parentItemId54495-
uc.itemId69839-
item.fulltextWith Fulltext-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:Modelação de sistemas geológicos: livro de homenagem ao Professor Manuel Maria Godinho
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
representacoes_pictoricas.pdf2.03 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.