Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/36310
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Parreiral, Rita | |
dc.contributor.author | Pereira, Luís Gama | |
dc.contributor.author | Gomes, Celeste | |
dc.date.accessioned | 2015-04-08T11:11:07Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-09T13:30:26Z | - |
dc.date.available | 2015-04-08T11:11:07Z | |
dc.date.available | 2020-09-09T13:30:26Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-97106-0-3 | |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-1009-2 (PDF) | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/36310 | - |
dc.description.abstract | In this study we reflect upon how the illustrations (photographs, drawings, diagrams, graphs and maps) are presented in Natural Sciences and Geology textbooks in elementary and secondary education. Data analysis showed that elementary textbooks value different pictorial representations, while in secondary school textbooks there is no explicit information about the pedagogical relevance in using images. Analysing the predominance of various pictorial representations, under the sub-themes discussed, we conclude that the photographs stands out compared to other categories, having the textbook authors in both teaching cycles opted for photographs of Portuguese Geology instead of international ones. | eng |
dc.description.abstract | Neste estudo apresentam-se algumas reflexões sobre a forma como as representações pictóricas (fotografias, desenhos, esquemas, gráficos e mapas) são incluídas nos manuais Ciências Naturais (7º ano) e de Geologia (10º ano). A análise dos dados permitiu concluir que os manuais do ensino básico valorizam diferentes representações pictóricas enquanto nos manuais do ensino secundário não existem informações explícitas sobre a importância didáctica da utilização da imagem. Relativamente à predominância das diversas representações pictóricas, no âmbito dos subtemas analisados, a fotografia destaca-se em relação às restantes categorias, optando os autores dos manuais dos dois ciclos pela utilização de fotografias de exemplos da Geologia de Portugal, em detrimento dos exemplos internacionais. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | por |
dc.publisher | Laboratório de Radioactividade Natural da Universidade de Coimbra | por |
dc.relation.ispartof | http://hdl.handle.net/10316.2/36282 | por |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | Illustrations | eng |
dc.subject | Textbooks | eng |
dc.subject | Geology education | eng |
dc.subject | Representações pictóricas | por |
dc.subject | Manuais escolares | por |
dc.subject | Ensino da Geologia | por |
dc.title | Representações pictóricas nos manuais de ensino de Ciências Naturais (7º ano) e de Geologia (10º ano) | por |
dc.type | bookPart | por |
uc.publication.firstPage | 291 | - |
uc.publication.lastPage | 301 | - |
uc.publication.location | Coimbra | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/978-989-26-1009-2_21 | - |
uc.publication.section | Parte II: Modelação de sistemas geológicos | por |
uc.publication.digCollection | PB | por |
uc.publication.orderno | 21 | - |
uc.publication.area | Ciências Naturais | por |
uc.publication.bookTitle | Modelação de sistemas geológicos: livro de homenagem ao Professor Manuel Maria Godinho | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36310/209038/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36310/209038/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/11147169 | - |
uc.publication.parentItemId | 54495 | - |
uc.itemId | 69839 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Modelação de sistemas geológicos: livro de homenagem ao Professor Manuel Maria Godinho |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
representacoes_pictoricas.pdf | 2.03 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.