Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/36022
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTalaia, Mário-
dc.contributor.authorAmaro, Nuno-
dc.date.accessioned2015-03-19T09:57:24Z
dc.date.accessioned2020-10-07T00:37:17Z-
dc.date.available2015-03-19T09:57:24Z
dc.date.available2020-10-07T00:37:17Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn1647-7723-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/36022-
dc.description.abstractA segurança rodoviária deve interessar a todos os cidadãos. Todos podem contribuir para tornar as estradas mais seguras. Neste trabalho aborda-se um estudo de caso de um acidente, numa estrada plana e horizontal, envolvendo duas viaturas. O estudo mostra como a partir da localização da posição final das viaturas e das linhas de travagem é possível avaliar a velocidade na fase de percepção. Um algoritmo foi construído para simular variáveis de entrada no modelo. Foram também criados diferentes diagramas de resposta rápida.por
dc.description.abstractLa seguridad vial debe ser de interés para todos los ciudadanos. Es importante una segura circulación. En este trabajo se presenta un ejemplo de un accidente en una carretera plana y horizontal, con dos vehículos. El estudio muestra que los registros de la posición final de los vehículos y líneas de frenado permiten determinar diferentes velocidades. Un algoritmo se construyó para simular resultados. Diagramas se presentan para crear una respuesta rápida.fra
dc.description.abstractLa sécurité routière doit intéresser tous les citoyens. Tous peuvent contribuer pour rendre les routes plus sûres. Dans ce travail, on aborde l’étude de cas d’un accident, sur une route plane et horizontale, entre deux véhicules. L’étude démontre comme il est possible, à partir de la localisation de la position finale des véhicules et des lignes de freinage, évaluer la vitesse au cours de la phase de perception. Un algorithme a été créé pour simuler des variables d’entrée dans le modèle. Différents diagrammes de réponse rapide ont également été créés.fra
dc.description.abstractRoad safety should be of interest to all citizens. Anyone can contribute to make roads safer. In this paper, we will broach an accident case study on a flat and horizontal road, involving two vehicles. The study shows how to, from the vehicles final position location and braking lines, evaluate the speed during the moment of perception. To simulate the input variables in the model, an algorithm was created. Different rapid response diagrams were also created.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança-
dc.subjectSeguridad vial-
dc.subjectaccidentes de tráfico-
dc.subjectfricción-
dc.subjectley de la conservación de la energía-
dc.subjectciudadanía-
dc.subjectSécurité routière-
dc.subjectaccidents-
dc.subjectfrottement-
dc.subjectloi de la conservation de l’énergie-
dc.subjectcitoyenneté-
dc.subjectRoad safetyeng
dc.subjectaccidenteng
dc.subjectfrictioneng
dc.subjectlaw of conservation of energyeng
dc.subjectcitizenshipeng
dc.subjectSegurança rodoviáriapor
dc.subjectacidente de viaçãopor
dc.subjectatritopor
dc.subjectprincípio da conservação da energiapor
dc.subjectcidadaniapor
dc.titleA segurança rodoviária e os acidentes: estudo de casopor
dc.title.alternativeSeguridad vial y accidentes: un estudiopor
dc.title.alternativeSécurité routière et accidents: étude de caspor
dc.title.alternativeRoad safety and accident: case studypor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionTerritorium nº 19-
uc.publication.firstPage209-
uc.publication.issue19-
uc.publication.lastPage214-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleTerritorium: Revista Portuguesa de riscos, prevenção e segurança-
dc.identifier.doi10.14195/1647-7723_19_23-
uc.publication.sectionArtigos-
uc.publication.orderno23-
uc.publication.areaCiências Sociais-
uc.publication.manifesthttps://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/36022/277147/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/36022/277147/manifest-
uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/12348578-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Territorium
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
t19_artigo23.pdf12.31 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show simple item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.