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https://hdl.handle.net/10316.2/35516
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Pousada, Pedro | - |
dc.contributor.editor | Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras (ed. lit.) | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-14T12:08:38Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-18T09:08:10Z | - |
dc.date.available | 2015-01-14T12:08:38Z | |
dc.date.available | 2020-09-18T09:08:10Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.issn | 0870-4112 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/35516 | - |
dc.description.abstract | The present article sums up an ongoing research into an assorted group of site-specifi c objects developed by Gordon Matta-Clark (1943-1978). I turned my scope into the way his works advance a perception of urban isolation, voyeurism and physical bareness in the space-time conjuncture of late modernity. This article also argues that G.M-C interest on the concept of open building surgery and his extractive performance on the demise of a built environment explores the visual and semantic ambiguities that defi ne the two chief western culture approaches surrounding the appropriation and transformation of humanized space: one takes space as an abstract entity, a trope of geometry, a fi gure-ground relation, but in fact mediating it through western aesthetics, class differentiation, serialization, property laws and bureaucracy. The other approach assumes space as an anthropological and non-productive construction. A construction based on metaphorical processes and where poetic and visual analogies have their social and cultural returns. We can clearly contextualize as subjects of this dialectic the derivative non-objects that range from Bronx Floors (1973) to the Parisian site-specifi c Conical Intersect (1975). | eng |
dc.description.abstract | O presente artigo resume uma investigação ainda em curso sobre um grupo variado de objetos site-specifi cs desenvolvidos por Gordon Matta-Clark (1943- -1978) entre 1973-1978. O meu interesse foca-se no modo como os seus trabalhos artísticos percepcionam e problematizam temas como o isolamento, o voyeurismo e o vazio urbano na conjuntura espaço temporal da modernidade tardia. Coloco também a hipótese de que o interesse de GM-C pela abertura cirúrgica de superfícies em edifícios abandonados, que o seu desempenho extractivo em torno da morte de um ambiente construído pretende dialectizar as ambiguidades visuais e semânticas que defi nem as duas principais concepções ocidentais de apropriação e transformação do espaço humanizado: uma que compreende e trabalha o espaço como uma entidade abstracta, como um tropo da geometria cartesiana, uma relação fi gura-fundo desligada da história, mas que na verdade se defi ne historicamente como uma concepção mediada e construída pela estética ocidental, pela diferenciação de classes, pela serialização e pelas leis da propriedade e da burocracia. A outra abordagem confi gurando o espaço como uma construção antropológica e improdutiva. Uma construção fundada em processos metafóricos e onde a poética do sensível e as analogias visuais têm a sua retroactividade social e cultural. Podemos contextualizar como agentes dessa dialéctica o seu corpo de trabalho posicionado entre os Bronx Floors (1973) e o site-specifi c parisiense Conical Intersect (1975). | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | - |
dc.subject | Architecture | eng |
dc.subject | Contemporary art | eng |
dc.subject | Modernism | eng |
dc.subject | Ruin | eng |
dc.subject | Monument | eng |
dc.subject | Arquitectura | por |
dc.subject | Arte Contemporânea | por |
dc.subject | Modernismo | por |
dc.subject | Ruína | por |
dc.subject | Monumento | por |
dc.title | A ruína e a memória reprimida como estilos da cidade moderna: os trabalhos de Gordon Matta-Clark | por |
dc.type | article | - |
uc.publication.collection | Biblos vol. XI | - |
uc.publication.firstPage | 425 | - |
uc.publication.lastPage | 454 | - |
uc.publication.location | Coimbra | - |
uc.publication.journalTitle | Biblos | - |
uc.publication.volume | 11 | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/0870-4112_11_18 | - |
uc.publication.section | Artigos | - |
uc.publication.digCollection | IP | - |
uc.publication.digCollection | B1 | - |
uc.publication.orderno | 19 | - |
uc.publication.area | Artes e Humanidades | - |
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item.fulltext | With Fulltext | - |
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Appears in Collections: | Biblos |
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