Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/34898
Title: A formação de cidadãos através do uso e interpretação de imagens: riscos condicionados pela temperatura do ponto de orvalho
Authors: Talaia, Mário
Vigário, Carla
Keywords: Cidadania;Ensino das Ciências;imagens;proteção civil;saúde pública
Issue Date: 2014
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança
Journal: http://hdl.handle.net/10316.2/34789
Abstract: A problemática das alterações climáticas justifica a implementação no ensino de metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras. Um dos maiores desafios que a sociedade atual tem colocado aos educadores é o desenvolvimento de competências nos alunos, futuros formadores. Neste trabalho apresenta-se uma inovadora metodologia de ensino, onde futuros formadores do ensino superior, desenvolvem competências na interpretação do ar húmido partindo da interpretação de imagens que mostram a formação de uma gota de orvalho. A metodologia adotada é avaliada. Os resultados obtidos são reveladores da eficácia desta inovadora metodologia e é esperado que os formandos se tornem cidadãos que, mais tarde, possam interpretar fenómenos físicos quando é envolvido ar húmido, como por exemplo o que suscita risco de incêndio florestal e risco de saúde pública. O estudo mostrou que o uso de boas imagens é um recurso didático que deve ser valorizado.
URI: https://hdl.handle.net/10316.2/34898
ISBN: 978-989-96253-3-4 (PDF)
DOI: 10.14195/978-989-96253-3-4_97
Rights: open access
Appears in Collections:Multidimensão e territórios de risco

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
97.pdf3.27 MBAdobe PDFThumbnail
  
See online
Show full item record

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.