Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/34898
Title: | A formação de cidadãos através do uso e interpretação de imagens: riscos condicionados pela temperatura do ponto de orvalho | Authors: | Talaia, Mário Vigário, Carla |
Keywords: | Cidadania;Ensino das Ciências;imagens;proteção civil;saúde pública | Issue Date: | 2014 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança |
Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/34789 | Abstract: | A problemática das alterações climáticas justifica a implementação no ensino de metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras. Um dos maiores desafios que a sociedade atual tem colocado aos educadores é o desenvolvimento de competências nos alunos, futuros formadores. Neste trabalho apresenta-se uma inovadora metodologia de ensino, onde futuros formadores do ensino superior, desenvolvem competências na interpretação do ar húmido partindo da interpretação de imagens que mostram a formação de uma gota de orvalho. A metodologia adotada é avaliada. Os resultados obtidos são reveladores da eficácia desta inovadora metodologia e é esperado que os formandos se tornem cidadãos que, mais tarde, possam interpretar fenómenos físicos quando é envolvido ar húmido, como por exemplo o que suscita risco de incêndio florestal e risco de saúde pública. O estudo mostrou que o uso de boas imagens é um recurso didático que deve ser valorizado. | URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/34898 | ISBN: | 978-989-96253-3-4 (PDF) | DOI: | 10.14195/978-989-96253-3-4_97 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Multidimensão e territórios de risco |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
97.pdf | 3.27 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.