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https://hdl.handle.net/10316.2/34847
Title: | Novas medidas estruturais para diminuição do risco hidrológico no Funchal | Authors: | Almeida, A. Betâmio de Lopes, Sérgio |
Keywords: | ribeiras do Funchal;aluvião;soluções hidráulicas estruturais | Issue Date: | 2014 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança |
Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/34789 | Abstract: | A área do Funchal é ocupada maioritariamente por três bacias hidrográficas, orientadas no sentido norte-sul: as ribeiras de São João, de Santa Luzia e de João Gomes. As suas características biofísicas, designadamente área, rede de drenagem e relevo, assim como a disponibilidade de material sólido, concorrem para explicar o elevado grau de perigosidade natural das cheias (aluviões), desencadeadas por episódios de precipitação intensa e de curta duração, nalguns casos associados a antecedentes de precipitação continuada. O risco hidrológico é elevado na medida em que o sector inferior das três bacias hidrográficas coincide com o centro urbano do Funchal, por onde os seus cursos de água principais correm até ao mar. Nestas bacias a cheia é um fenómeno complexo, em que, ao escoamento de água se junta uma mistura de detritos variados, desde partículas muito pequenas, até blocos rochosos de grandes dimensões, daí a designação local de aluvião. Na tentativa de reduzir a perigosidade natural das ribeiras, em particular depois do evento catastrófico de 20 Fevereiro de 2010 e no âmbito do estudo de avaliação do risco de aluvião, que lhe sucedeu1, foram propostas medidas estruturais de redução do risco para diferentes troços fluviais. Para controlar o transporte de material sólido no troço intermédio dos cursos de água principais, a montante das áreas urbanizadas, propôs-se a implementação de estruturas transversais ao leito das ribeiras de retenção de material sólido, prevendo-se desta maneira, a redução do transporte de carga de fundo a jusante, bem como a minimização da ação hidráulica erosiva, resultante da passagem do caudal sólido nos troços urbanos regularizados. Por seu lado, para o troço terminal das ribeiras do Funchal, as soluções alcançadas foram balizadas pelo objetivo de fazer aumentar a velocidade do escoamento, de modo a promover o transporte fluvial da carga sólida. | URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/34847 | ISBN: | 978-989-96253-3-4 (PDF) | DOI: | 10.14195/978-989-96253-3-4_49 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | Multidimensão e territórios de risco |
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