Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/34798
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Carla Juscélia de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2014-12-11T14:38:15Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-09T18:06:47Z | - |
dc.date.available | 2014-12-11T14:38:15Z | |
dc.date.available | 2020-09-09T18:06:47Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-96253-3-4 (PDF) | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/34798 | - |
dc.description.abstract | O tema riscos socioambientais no ensino de geografia possibilita analisar e interpretar a espacialidade e a dinâmica de fenômenos sociais e naturais que podem levar à geração do Risco. O entendimento da noção de risco, do contexto geográfico e dos fenômenos possibilita discussões que promovam atitudes e ações individuais e/ou coletivas de prevenção, quando necessárias. Apesar desse fato, são poucas as discussões na educação geográfica para a construção de conceitos e de educação para a prevenção de desastres. Portanto, este trabalho retoma experiências vivenciadas em atividades de extensão com crianças e jovens da educação básica, de Belo Horizonte e São João del-Rei, entre 2004 e 2014, a partir das quais almeja discutir algumas possibilidades de trabalho com o referido tema na educação. Os projetos iniciais não tinham o Risco como foco, apesar de abordarem a interação fenômenos naturais, paisagem e sociedade. A partir de 2009, a ideia de fenômenos naturais, desastres e risco socioambiental ganhou destaque entre os projetos. Mais de 350 pessoas participaram diretamente das atividades, entre alunos, professores e graduandos. Os temas discutidos foram espaço geográfico, bacia hidrográfica, fenômenos naturais e cultura, natureza, perigos e riscos. As atividades compreenderam confecção de maquetes, modelos em argila e discussões a respeito de áreas de risco socioambiental, no espaço de vivência. O tema risco e desastres despertou e desperta sempre interesse entre as crianças e jovens. Isso é um aspecto importante a ser aproveitado. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança | por |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | por |
dc.relation.ispartof | http://hdl.handle.net/10316.2/34789 | por |
dc.rights | open access | - |
dc.subject | Educação geográfica | por |
dc.subject | Extensão | por |
dc.subject | Riscos socioambientais | por |
dc.title | Educação geográfica e riscos socioambientais: experiências em atividades de extensão universitaria | por |
dc.type | bookPart | por |
uc.publication.firstPage | 41 | - |
uc.publication.lastPage | 45 | - |
uc.publication.location | Coimbra | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/978-989-96253-3-4_6 | - |
uc.publication.section | Capitulo 1 - Teoria, modelos conceptuais e comunicação do risco | por |
uc.publication.digCollection | PB | por |
uc.publication.orderno | 6 | - |
uc.publication.area | Ciências Sociais | por |
uc.publication.bookTitle | Multidimensão e territórios de risco | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/34798/210563/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/34798/210563/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/11165616 | - |
uc.publication.parentItemId | 53875 | - |
uc.itemId | 70141 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Multidimensão e territórios de risco |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
6.pdf | 3.14 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.