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https://hdl.handle.net/10316.2/34379
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Guillemeau, Evelyne | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-27T12:23:24Z | |
dc.date.accessioned | 2020-09-24T17:44:10Z | - |
dc.date.available | 2014-10-27T12:23:24Z | |
dc.date.available | 2020-09-24T17:44:10Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.issn | 0872-0851 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/34379 | - |
dc.description.abstract | Reabilitadas pelo idealismo alemão, que na primeira parte da Ética descobriu o modelo do sistema filosófico da totalidade, as teses «metafísicas» de Espinosa convocam as mais audazes relações, quer com Plotino, quer com o Cusano, além de outros. Parece lógico, pois, procurar a sua origem também entre os teólogos medievais. Na verdade, a metafísica empobrecida dos modernos, a de Descartes em particular, não permite a compreensão da complexidade da relação entre metafísica especial e metafísica geral. É preciso regressar a Maimónides, Averróis ou a Tomás de Aquino, e talvez mais além, para captar as subtilezas entre o Ser, a substância, a essência e a existência, ou ainda, para compreender todas as concepções do «causante» e do «causado», e, de um modo geral, para conceber o princípio ordenador (a natureza naturante) e a natureza das coisas (a natureza naturada). A este respeito, a interpretação de Wolfson é paradigmática da tendência sempre actual em considerar o autor do Tratado teológico-político como o «último dos escolásticos», seja o que for o que possamos compreender por este termo assaz confuso. Contudo, o paradoxo deveria inspirar não só alguma desconfiança como fundar sobretudo um rigoroso estudo dos textos. Se a terminologia dos Cogitata e da Ética lembra certos temas da Escola, a prova dos textos, somente, ou seja, uma contextualização significativa permite concluir a favor de uma correspondência. Eis a razão pela qual termos como substantia, essentia, Ens, modus, causa, natura devem ser re-situados nas concepções teológicas que, de uma maniera ou de outra, podem evocar, pelo efeito de uma leitura retrospectiva, o conceito de Deus em Espinosa. | por |
dc.language.iso | fra | - |
dc.publisher | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Instituto de Estudos Filosóficos | - |
dc.subject | Metafísica | por |
dc.subject | Teologia | por |
dc.subject | Substância | por |
dc.subject | Natureza | por |
dc.subject | Univocidade | por |
dc.title | La substance spinozienne, condition d'impossibilité de la Création | por |
dc.type | article | - |
uc.publication.collection | Revista Filosófica de Coimbra vol. 10, nº 19 | - |
uc.publication.firstPage | 149 | - |
uc.publication.issue | 19 | - |
uc.publication.lastPage | 161 | - |
uc.publication.location | Coimbra | - |
uc.publication.journalTitle | Revista Filosófica de Coimbra | - |
uc.publication.volume | 10 | por |
uc.publication.orderno | 4 | - |
uc.publication.area | Artes e Humanidades | - |
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item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Revista Filosófica de Coimbra |
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