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https://hdl.handle.net/10316.2/33430
Title: | Kant e Fichte e a “corrida de estafetas” da questão do idealismo transcendental | Authors: | Utteich, Luciano Carlos | Keywords: | Transcendental Philosophy;Thing‑in‑itself;Transcendental Idealism;Dogmatism;Dualism;Filosofia Transcendental;Coisa‑em‑si;Idealismo transcendental;Dogmatismo;Dualismo | Issue Date: | 2013 | Publisher: | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Instituto de Estudos Filosóficos | Abstract: | Fichte desenvolveu o estatuto transcendental da razão segundo a
doutrina do idealismo transcendental de Kant. Em dois textos de 1797, a Primeira
e a Segunda Introdução à Doutrina da Ciência, Fichte refutou as perspectivas
dogmática e empirista, que se tinham desenvolvido como continuadoras do criticismo
kantiano. Estas haviam adotado a primazia da coisa‑em‑si
(Ding‑an‑sich)
no ato de conhecer, atribuindo essa primazia à revolução kantiana. Fichte reformula
essa questão, argumentando que só partindo do primado do “sujeito” se
pode demonstrar o estatuto “transcendental” da razão e assentar o único modo
de deduzir efetivamente o sistema da razão transcendental. Fichte developed the foundations of transcendental reason according to Kant’s transcendental Idealism. In articles from 1797, the First and the Second Introduction to the ‘Wissenschaftslehre’, Fichte refuted the dogmatic and empiricist perspectives, which were developed based on Kant’s criticism. Both perspectives adopted the primacy of the thing‑in‑itself (Ding‑an‑sich), as though the act of knowledge depended on it. Fichte reformulates this issue, arguing that the foundations of transcendental reason should be placed on the subject. Therefore, the primacy of the subject is the only way to establish the system of transcendental reason. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/33430 | ISSN: | 0872-0851 | DOI: | 10.14195/0872-0851_43_6 |
Appears in Collections: | Revista Filosófica de Coimbra |
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