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https://hdl.handle.net/10316.2/32769
Title: | Coimbra, o lugar e a Univer(s)cidade: o olhar de Outros | Authors: | Fernandes, João Luís Jesus Cravidão, Fernanda Delgado |
Keywords: | Perception;Territorial Identity;Coimbra;Erasmus-Socrates Program;Percepção;Identidade Territorial;Coimbra;Programa Sócrates-Erasmus | Issue Date: | 2009 | Publisher: | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | Abstract: | A deriva Cultural da Geografia reanimou o interesse dos geógrafos pelo
domínio das construções simbólicas e das percepções do território. A cidade é um
espaço geográfico complexo, funcional e simbólico, apropriado por múltiplos
agentes, dos residentes aos activos que no quotidiano a procuram, aos turistas e,
em cidades universitárias como Coimbra, aos estudantes que ali afluem seguindo
ciclos temporais muito diferenciados. Destes últimos, os que chegam vindos de
outros países, integrados no Programa Sócrates-Erasmus, reforçam a diversidade
e o cosmopolitismo da paisagem cultural coimbrã. A mobilidade Erasmus faz
parte de uma estratégia de enriquecimento da Europa em recursos humanos mais
resilientes e capacitados mas é também uma mobilidade que alarga os horizontes
espaciais e constrói identidades geográficas mais abertas e de contacto. Nesta
experiência académica e neste trajecto espacial, mudam os estudantes mas mudam
também os lugares de acolhimento. Por isso, conhecer Coimbra implica também
olhar para o quotidiano e para modo como esta é percebida por quem chega. The cultural turn in Geography has revived the scientific relevance of subjects such as the symbolic production of space and the perceptions of territory. The city is a complex symbolic and functional geographic space, hosting a diverse range of actors, including local residents, commuters, tourists, and, in the special case of university towns like Coimbra, different groups of students. Within this group, foreign students participating in the Socrates- Erasmus Program are important agents of diversity and cosmopolitanism in the cultural urban landscape of Coimbra. Erasmus mobility is intended to develop more resilient and well-prepared human resources in Europe. However, this kind of spatial mobility is also a door for the construction of more open and hybrid territorial identities. This academic journey changes the students themselves but is also a factor of change for the receiving places. For this reason, the perceptions and the daily life of these academic newcomers are important for a deeper knowledge of a city like Coimbra. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/32769 | ISSN: | 0870-4112 | DOI: | 10.14195/0870-4112_7_21 |
Appears in Collections: | Biblos |
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