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https://hdl.handle.net/10316.2/31923
Title: | As bibliotecas universitárias na sociedade do conhecimento: o imperativo da colaboração | Authors: | Amante, Maria João Extremeño Placer, Ana Isabel Costa, António Firmino da |
Issue Date: | 2009 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/2749 | Abstract: | Teaching, learning and research are core functions of all higher education institutions.
Universities’ mission is to prepare a workforce capable of meeting the demands of the knowledge
economy. To perform this task, the need for changes and improvement in higher education is an
imperative. Higher education institutions should prepare their graduates with skills, knowledge
and learning outcomes that promote individual development and that the society needs to
guarantee economic, social and cultural development. In this sense, the focus on education is
changing from the results of teaching to the learning itself, maximizing the efforts of learners.
The development of the European Higher Education Area requires new ways of working in
the university for students, for teaching faculty and for librarians. Librarians introduce changes
in order to help the university to respond to the new realities of higher education. The most
important, perhaps the dominant way of teaching and learning will require collaborative
relationships. An interdisciplinary approach is needed to get the adequate solutions. This
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approach is particularly important in what concerns collaboration between teaching faculty
and librarians. O ensino, a aprendizagem e a investigação constituem funções centrais nas instituições de Ensino Superior. A missão das Universidades consiste em preparar cidadãos capazes de responder aos desafios e exigências colocados pela Economia do Conhecimento. Para a concretizar, a introdução de mudanças e melhorias nestas organizações constitui um imperativo. As instituições de Ensino Superior devem preparar os seus diplomados com as competências, conhecimentos e resultados de aprendizagem que promovam o desenvolvimento individual e de que a sociedade necessita de forma a garantir o desenvolvimento económico, social e cultural. Neste sentido, o enfoque na educação está a mudar, deslocando-se dos resultados do ensino para a aprendizagem em si mesma, maximizando os esforços dos aprendentes. O desenvolvimento do Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES) exige novas formas de trabalhar aos estudantes, aos professores e aos bibliotecários. Os bibliotecários devem actuar como agentes inovadores que introduzem mudanças com o objectivo de ajudar a Universidade a responder às novas exigências do Ensino Superior. Acreditamos que, neste contexto, o ensino e a aprendizagem terão lugar com recurso a relações colaborativas pois são necessárias abordagens multidisciplinares para alcançarmos os melhores resultados. Esta abordagem é particularmente importante no que concerne a colaboração entre professores e bibliotecários. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/31923 | ISBN: | 978-989-26-0319-3 (PDF) | DOI: | 10.14195/978-989-26-0319-3_29 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | A ciência da informação criadora do conhecimento Vol. I |
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29-_a_ci_ncia_da_informa__o_criadora_de_conhecimento_vol_i.pdf | 839.82 kB | Adobe PDF |
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