Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316.2/31877
Title: | A ciência da informação no Brasil através de seus programas de pós-graduação | Authors: | Stumpf, Ida Regina C. | Issue Date: | 2009 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | Journal: | http://hdl.handle.net/10316.2/2749 | Abstract: | In Brazil, Information Science had a date to start institutionally: in 1970, when the first
postgraduate course was created, at master’s degree level, by the so called Instituto Brasileiro da
Bibliografia e Documentação – IBBD, today Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e
Tecnologia – IBICT, with a partnership with Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nowadays
there are eleven post-graduation programmes of which five are in Master and Doctorate level,
five in Master level and one in Professional Master level. The Post-Graduate Programmes of
Information Science (PGPIS) are classified according to classification of areas of knowledge
defined by CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior - within the Applied
Social Sciences 1, along with Communication and Museology. The Programmes are associated
to undergraduate courses in Library Science and to the Departments of Information Science
and all of them belong to public Universities. The PGPISs present organizational structure by
concentration areas that are divided in research lines which lead to projects that are related
to each other. To identify the subject of major emphasis in research and Brazilian education,
it was done a content analysis of research lines’ outlines. Based in subdivision categories of
Information Science, presented in studies done by Pinheiro (2004, 2005, 2006), the results
indicated that post-graduate education and research are focused, manly, in three subject stream:
management, organization and information transfer. In this country, Information Science is a
recent area, still preparing its researchers and it is associated in an institutional and constitutive
level with Library Science. No Brasil, a Ciência da Informação teve uma data fixa para iniciar institucionalmente: em 1970, quando foi criado o primeiro curso de pós-graduação, em nível de mestrado, pelo então Instituto Brasileiro da Bibliografia e Documentação – IBBD, hoje Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Hoje estão em atuação onze programas de pós-graduação dos quais cinco são nos níveis de Doutorado e Mestrado, cinco de Mestrado e um de Mestrado Profissional. Os PPGCIs estão classificados, segundo a classificação das áreas do conhecimento definida pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior - dentro das Ciências Sociais Aplicadas 1, onde também se encontram a Comunicação e a Museologia. Os Programas estão vinculados aos cursos de graduação em Biblioteconomia e aos Departamentos de CI, e pertencem todos a Universidades públicas. Os PPGCIs apresentam estrutura organizacional por áreas de concentração que se dividem em linhas de pesquisa de onde se originam projetos com afinidades entre si. Para identificar as temáticas de maior enfoque na pesquisa e no ensino brasileiro, procedeu-se a uma análise de conteúdo das ementas das linhas de pesquisa. Com base nas categorias das subdivisões da CI, apresentadas por estudos feitos por Pinheiro (2004, 2005, 2006), os resultados indicam que o ensino de pós-graduação e a pesquisa estão voltados, principalmente, para três vertentes temáticas: da gestão, da organização e da transferência da informação. Nesse país, a CI é uma área recente, ainda em estágio de formação de seus pesquisadores e vinculada de forma institucional e constitutiva com a Biblioteconomia. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316.2/31877 | ISBN: | 978-989-26-0319-3 (PDF) | DOI: | 10.14195/978-989-26-0319-3_14 | Rights: | open access |
Appears in Collections: | A ciência da informação criadora do conhecimento Vol. I |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
14-_a_ci_ncia_da_informa__o_criadora_de_conhecimento_vol_i.pdf | 830.18 kB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.