Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/31365
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dc.contributor.authorTomaz, C.
dc.contributor.authorHenriques, M. H.
dc.contributor.authorSá, A. A.
dc.date.accessioned2014-06-19T11:52:10Z
dc.date.accessioned2020-09-18T16:45:26Z-
dc.date.available2014-06-19T11:52:10Z
dc.date.available2020-09-18T16:45:26Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.isbn978-989-26-0533-3 (PDF)
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/31365-
dc.description.abstractThis paper refers to the perceptions and ideas expressed by students about geoparks within the framework of a research in science education centered in an intervention that involved students from two classes of 11th grade of the High School of Ponte de Sor (Portugal). The intervention was developed under the “Theme IV – Geology, current problems and materials”, and resorted to strategies of fieldwork in small groups. Accepting the assumption that geoparks can be educational resources of great importance in promoting education for sustainable development, mobilizing knowledge inherent to the Earth Sciences, and to Geoconservation in particular, the activities with students were held in the classroom and in the field, the latter within a field trip to the Arouca Geopark (Portugal), integrated into European and Global Network of Geoparks assisted by UNESCO. In this context, we sought to explore with students, geodiversity elements found in five of its geosites: Centro de Interpretação Geológica de Canelas, Miradouro da Frecha da Mizarela, Contacto Geológico da Mizarela, Campo de Dobras da Castanheira e Pedras Parideiras – Castanheira. The results of this research show that educational interventions involving both collaborative work and practical work, using the Arouca Geopark as a resource for the implementation of field work, can contribute to promote significant and relevant learning on Geonconservation, as well as to stimulate curiosity and interest for learning more about Earth Sciences.eng
dc.description.abstractO presente trabalho refere‑se às perceções e ideias manifestadas por alunos acerca de geoparques, no quadro de uma investigação em educação científica centrada numa intervenção que envolveu alunos de duas turmas do 11º ano de escolaridade da Escola Secundária de Ponte de Sor (Portugal). A intervenção desenvolveu‑se no âmbito do “Tema IV – Geologia, problemas e materiais do quotidiano”, e recorreu a estratégias de trabalho prático de campo em pequenos grupos. Admitindo o pressuposto de que os geoparques podem constituir recursos educativos de grande relevância na promoção de educação para desenvolvimento sustentável, mobilizando conhecimentos inerentes às Ciências da Terra e, em particular, à Geoconservação, as atividades desenvolvidas com os alunos realizaram‑se em sala de aula e no campo, estas últimas no quadro de uma saída de campo ao Geoparque Arouca (Portugal), integrado nas Redes Europeias e Global de Geoparques, apoiadas pela UNESCO. Nesse contexto, procurou‑se explorar, com os alunos, elementos da geodiversidade encontrados em 5 dos seus geossítios: Centro de Interpretação Geológica de Canelas, Miradouro da Frecha da Mizarela, Contacto Geológico da Mizarela, Campo de Dobras da Castanheira e Pedras Parideiras – Castanheira. Os resultados obtidos na presente investigação evidenciam que a realização de intervenções educativas, envolvendo estratégias de trabalho cooperativo e de trabalho prático, recorrendo a saídas de campo ao Geoparque Arouca, podem contribuir para promover aprendizagens significativas e relevantes acerca de Geoconservação, bem como estimular curiosidade e interesse por aprender mais relativamente às Ciências da Terra.por
dc.language.isopor-
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/10316.2/24405por
dc.rightsopen access-
dc.subjectEducation for Sustainable Developmenteng
dc.subjectEarth Scienceseng
dc.subjectGeoconservationeng
dc.subjectArouca Geoparkeng
dc.subjectPortugaleng
dc.subjectEducação para Desenvolvimento Sustentávelpor
dc.subjectCiências da Terrapor
dc.subjectGeoconservaçãopor
dc.subjectGeoparque Aroucapor
dc.subjectPortugalpor
dc.titlePerceções e ideias de alunos do ensino secundário acerca de geoparques no âmbito de uma intervenção educativa centrada no Geoparque Arouca (Portugal)por
dc.title.alternativeperceptions and ideas of high school students about geoparks within an educational intervention based on the Arouca Geopark (Portugal)eng
dc.typebookPartpor
uc.publication.firstPage123-
uc.publication.lastPage131-
uc.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-0533-3_12-
uc.publication.digCollectionPBpor
uc.publication.orderno12-
uc.publication.areaCiências Naturaispor
uc.publication.bookTitlePara aprender com a Terra: memórias e notícias de Geociências no espaço lusófono-
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item.fulltextWith Fulltext-
Appears in Collections:Para aprender com a Terra: memórias e notícias de Geociências no espaço lusófono
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