Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316.2/30265
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dc.contributor.authorCordeiro, A. M. Rochette-
dc.contributor.authorSantos, Lúcia-
dc.contributor.authorCaridade, Paulo-
dc.date.accessioned2014-06-04T10:47:31Z
dc.date.accessioned2020-09-21T21:03:03Z-
dc.date.available2014-06-04T10:47:31Z
dc.date.available2020-09-21T21:03:03Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn0871-1623-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316.2/30265-
dc.description.abstractA rede educativa portuguesa sofreu, no último século, uma significativa e evolução, marcada não só por nuances políticas e ideológicas entretanto observadas, mas também pelas transformações que foram ocorrendo na demografia e na mobilidade, em especial na segunda metade do século XX. Estas transformações tornaram desajustada a rede educativa deste princípio de século XXI, uma vez que os próprios edifícios escolares, muitos deles herdados do “Plano dos Centenários”, não respondem aos desafios educativos que a escola atual exige. Impôs-se, assim, a reorganização do parque escolar nacional, no sentido de o tornar consentâneo não só com a realidade atual, mas fundamentalmente com as necessidades previstas para as próximas décadas, numa lógica de planeamento estratégico.por
dc.description.abstractLe réseau éducatif portugais a souffert au cours du dernier siècle, une significative et évolution, marquée non seulement par des nuances et des idéologies auparavant observées, mais aussi par les transformations qui ont eu lieu au niveau de la démographie et de la mobilité, surtout dans la seconde moitié du XXe siècle. Ces transformations font en sorte que le réseau éducatif soit désajusté par rapport au XXIe siècle, vu que les propres bâtiments scolaires, provenant pour la plupart d’entre eux de l’héritage du «Plano dos Centenários», ne répondent pas aux défis éducatifs que l’école exige actuellement. La réorganisation du réseau scolaire national s’impose afin de le rendre compatible non seulement avec la réalité actuelle, mais fondamentalement avec les besoins prévus pour les prochaines décennies, dans une logique de planification stratégique.fra
dc.description.abstractOver the last century, the Portuguese schooling system suffered strong changes that have been marked not only by the political and ideological nuances observed, but also by the changes that occurred in the demographics and mobility, specially in the second half of the twentieth century. Nonetheless, these changes made the schools inadequate for the beginning of the 21st century, since the current buildings, the vast majority a legacy of the “Plano dos Centenários”, do not respond to the educational challenges of the present moment. Therefore, it became necessary to make a strategic planning, in order to make the system consistent not only with the current reality, but fundamentally with the expectations for the coming decades.eng
dc.language.isopor-
dc.publisherFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Departamento de Geografia-
dc.subjectTerritorialization of educationeng
dc.subjectNational reorganization and strategic planningeng
dc.subjectTerritorialisation de l’éducationfra
dc.subjectRéorganisation nationale et planification stratégiquefra
dc.subjectTerritorialização da educaçãopor
dc.subjectReorganização do parque escolar e planeamento estratégicopor
dc.titleA reorganização do Parque Escolar Nacional e a importância das componentes geográficas na metodologia adotadapor
dc.title.alternativeLa réorganisation du Parc Scolaire National et l’importance des composants géographiques dans la méthodologie adoptéepor
dc.title.alternativeEducation network reorganization and the importance of the geographic components in the methodology adoptedpor
dc.typearticle-
uc.publication.collectionCadernos de Geografia nº32-
uc.publication.firstPage323-
uc.publication.issue32-
uc.publication.lastPage338-
uc.publication.locationCoimbra-
uc.publication.journalTitleCadernos de Geografia-
dc.identifier.doi10.14195/0871-1623_32_27-
uc.publication.sectionEixo3: Monitorização e Modelação de Mudanças Territoriais-
uc.publication.orderno29-
uc.publication.areaCiências Sociais-
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uc.publication.thumbnailhttps://dl.uc.pt/retrieve/11465814-
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