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https://hdl.handle.net/10316.2/30068
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Melo, Maria Joana | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-12T10:33:18Z | |
dc.date.accessioned | 2020-10-04T00:49:45Z | - |
dc.date.available | 2014-05-12T10:33:18Z | |
dc.date.available | 2020-10-04T00:49:45Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.issn | 2182-8830 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316.2/30068 | - |
dc.description.abstract | Este artigo trata a questão do final feliz na primeira manifestação cultural audiovisual que foi a tragédia grega, relacionando características típicas da tragédia e do melodrama, tais como as soluções ex-machina e o alogon aristotélico, o pathos, as lágrimas e os lamentos, principais motivos da crítica de Platão àquela arte. Seguindo a Poética de Aristóteles, incidi na contradição entre os capítulos 13 e 14, em que se prescreve respetivamente um final infeliz e feliz. Concluí que a tragédia grega não difere do melodrama no que são as características apontadas como exclusivas da primeira, diferindo noutras, muito estanques, definidas por Aristóteles e que, até hoje, não permitem permeabilidade entre formas altas e baixas da cultura de massas, indicando, ao contrário do que a bibliografia afirma, que não se deve a Aristóteles o desvio da tragédia grega para o melodrama. | por |
dc.description.abstract | This paper addresses the happy ending in Greek tragedy – viewed as the first audiovisual mass-culture manifestation –, connecting features specifically assigned to tragedy and melodrama, such as ex-machina endings and the Aristotelian alogon, pathos, tears and moans, which gave Plato the main reason to oppose that form of art. Following Aristotle’s precepts in the Poetics, I will focus on the contradiction between chapters 13 and 14, in which he prescribes a happy and an unhappy ending. I have concluded that there is little difference between tragedy and melodrama as pertains to the exclusive features of Greek tragedy, but that there is a great difference when focusing on the features proposed by Aristotle, who therefore can not be held responsible for the shifting of tragedy towards melodrama. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Centro de Literatura Portuguesa | - |
dc.subject | Aristotle | eng |
dc.subject | Poetics | eng |
dc.subject | Happy End | eng |
dc.subject | Tragedy | eng |
dc.subject | Melodrama | eng |
dc.subject | Film | eng |
dc.subject | Aristóteles | por |
dc.subject | Poética | por |
dc.subject | Final Feliz | por |
dc.subject | Tragédia | por |
dc.subject | Melodrama | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.title | Um trágico final feliz | por |
dc.type | article | - |
uc.publication.collection | Matlit v.1, nº 2 | - |
uc.publication.firstPage | 107 | - |
uc.publication.issue | 2 | - |
uc.publication.lastPage | 124 | - |
uc.publication.location | Coimbra | - |
uc.publication.journalTitle | Matlit: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura | - |
uc.publication.volume | 1 | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/2182-8830_1-2_7 | - |
uc.publication.section | Secção não temática | - |
uc.publication.orderno | 7 | - |
uc.publication.area | Artes e Humanidades | - |
uc.publication.manifest | https://dl.uc.pt/json/iiif/10316.2/30068/263772/manifest?manifest=/json/iiif/10316.2/30068/263772/manifest | - |
uc.publication.thumbnail | https://dl.uc.pt/retrieve/12075496 | - |
item.fulltext | With Fulltext | - |
item.grantfulltext | open | - |
Appears in Collections: | Matlit |
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