


MÁRIO MESQUITA1 Revista de História das Ideias 
Vol. 16 (1994)

O CASO REPÚBLICA 
Um incidente crítico* **

Revisitado, a 20 anos de distância, o caso República configura-se, 
nas suas múltiplas dimensões, como uma experiência arqueológica. As 
questões da ideologia recolocam-se noutros termos, após o fim da 
guerra fria. Temas como as "sociedades de redactores", o "repórter 
power" ou a "censura operária" saíram da agenda. O sindicalismo está 
em crise. Os conflitos entre jornalistas e gráficos, acerca do conteúdo 
da Imprensa, estão fora da ordem do dia, entre outros motivos porque, 
após a reconversão tecnológica e a informatização das redacções, a 
profissão de tipógrafo sofreu, ela própria, uma transformação radical, 
enquanto os jornalistas passaram a intervir de forma decisiva na 
composição e paginação dos jornais.

Qualquer jovem desperto para a política após a simbólica queda 
do muro de Berlim terá alguma dificuldade, se não em entender a 
reconstituição dos acontecimentos, pelo menos em compreender

* Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de 
Lisboa. Colaborador da Licenciatura em Jornalismo da Faculdade de Letras da 
Universidade de Coimbra.

** Este artigo constitui uma versão, revista e actualizada, do texto 
publicado, sob o título "O Caso República - ou o símbolo destruído", na revista 
Cadernos de Imprensa, n° 1, Julho de 1987, editada pelo Clube Português de 
Imprensa. Tratando-se de uma publicação de difusão muito limitada e 
circunscrita ao meio jornalístico, considerou-se útil republicar o artigo na Revista 
de História das Ideias, tendo-se introduzido algumas alterações e actualizado a 
bibliografia.

507



Do Estado Novo ao 25 de Abril

plenamente as paixões desencadeadas pelo conflito à volta do jornal 
da Rua da Misericórdia, em perceber por que motivo o escritor Álvaro 
Guerra, ele próprio redactor do República, na altura do conflito, afirmou 
a este respeito: "Não me lembro se chorei materialmente com lágrimas, 
mas por dentro chorei com certeza, porque foi a destruição de um 
símbolo que representava muito da luta contra o regime de 
repressão..."O).

O caso do jornal República conferiu, a partir de Maio de 1975, 
dimensão internacional, ao problema da liberdade de Imprensa e da 
definição do regime político em Portugal. Em nome da Revolução e da 
liberdade de Imprensa destruiu-se o símbolo da própria liberdade de 
Imprensa.

A luta fratricida entre os vencedores de Abril assumiu proporções 
dramáticas. A principal clivagem da vida política portuguesa já não se 
situava, em 1975, entre salazaristas e anti-salazaristas. Desde o 11 de 
Março, o confronto processava-se entre defensores da democracia 
representativa e adeptos da ditadura de desenvolvimento, sob a forma 
de "democracia popular" ou de regime "terceiro-mundista".

A análise do caso República tem qualquer coisa de comum com 
aquelas bonecas tradicionais russas chamadas matrioskas: dentro da 
boneca principal está outra boneca escondida; dentro da segunda, há 
uma terceira, e outra, e outra, e outra...

Através do caso República discutiram-se a Lei de Imprensa, o 
controlo operário, a organização da empresa jornalística, os poderes 
do directore do conselho de redacção, o direito à informação, a unidade 
da esquerda portuguesa e francesa, o eurocomunismo, os regimes do 
Leste europeu. O que estava em jogo situava-se para além do destino 
da velha casa da Rua da Misericórdia, da vontade dos trabalhadores 
da Editorial República ou das questões específicas da Imprensa. O 
conflito do República transformou-se um episódio decisivo da luta 
política em que se jogava a natureza do regime português e, num plano 
mais vasto, o respeito ou desrespeito pela divisão do mundo em áreas 
de influência, consagrada em Ialta.

Este artigo representa apenas um contributo para reconstituir o 
"caso", nas suas dimensões de aquém e além fronteiras. Jornalista do 
República, de Dezembro de 1971 a Março de 1975, não me terá sido

O Entrevista concedida a Antonia de Sousa e publicada no Diário de 
Notícias, 11.3.1984.

508



O caso República — um incidente crítico

possível abstrair da memoria de certos acontecimentos em que 
participei. O caso República não consentia atitudes neutrais a quem nele, 
de alguma forma, interveio. Neutralidade confundia-se com demissão 
ou cumplicidade. A minha posição, nessa altura, foi de solidariedade 
com a direcção e a redacção do República. Não o oculto, mas procurei 
evitar que este estudo se confundisse com o testemunho pessoal ou o 
depoimento memorialístico, que seriam, aliás, legítimos, desde que 
claramente assumidos como tal.

Os herdeiros de António José de Almeida

Durante a época salazarista, o República simbolizava, na Imprensa 
legal, a resistência possível ao regime. Fundado por António José de 
Almeida, era depositário da tradição liberal e laica do 5 de Outubro. 
Figuras de relevo da Maçonaria estiveram ligadas ao jornal, como 
sucedia com o presidente do Conselho de Administração da Editorial 
República (empresa proprietária), Luis Dias Amado, que 
desempenhava, simultaneamente as funções de Grão-Mestre do Grande 
Oriente Lusitano. Carvalhão Duarte, José Magalhães Godinho e Raul 
Rêgo, seus últimos directores, foram ou são personalidades destacadas 
da área republicana e socialista.

No início da década de 70, dirigentes da Acção Socialista 
Portuguesa (precursora do PS) adquiriram posição maioritária entre 
os accionistas da empresa, através de uma operação financeira (aumento 
do capital social) que teve o acordo dos velhos republicanos até então 
detentores de influência preponderante no jornal. Nessa época, já o 
PCP, actuando ao abrigo do denominador comum anti-fascista, que 
tinha certo peso na redacção e, sobretudo, entre os tipógrafos, não viu 
com bons olhos o "novo patrão".

Mário Soares relata, em Portugal: que Revolução ?, que já nos anos 
60 "os comunistas teriam gostado de se apoderar do jornal, comprando 
as acções repartidas por dezenas de republicanos", mas Carvalhão 
Duarte quis evitar "uma operação de controlo completamente contrária 
às tradições do jornal e apelou, por essa razão, para os socialistas"(2).

(2) Mário Soares, Portugal: que Revolução ? (Diálogos com Dominique Pouchin), 
Lisboa, Perspectivas e Realidades, 1976, p. 137.

509



Do Estado Novo ao 25 de Abril

O PCP nunca se conformou com a ideia de que o jornal pertencia 
aos dirigentes da ASP (mais tarde PS) e argumentou sempre com a 
compra da rotativa do República através de uma subscrição pública, 
aberta a todos os oposicionistas, na qual os comunistas também haviam 
participado.

Durante o Estado Novo, o jornal tivera importância, 
nomeadamente nas épocas de descompressão eleitoral que o regime 
tolerava para estrangeiro ver. Nas campanhas presidenciais de Norton 
de Matos e Humberto Delgado desempenhou papel relevante, mas, 
no início da década de 70, sob a direcção de Carvalhão Duarte, pouco 
mais era do que uma relíquia e atravessava profunda crise. Quando os 
socialistas tomaram conta da empresa, a tiragem não atingia 10 mil 
exemplares e o jornal mantinha-se graças às assinaturas da província 
que, por devoção e fé republicana, se propagavam de geração em 
geração.

Tratava-se, em suma, de um órgão em decadência, embora 
intransigentemente fiel aos princípios oposicionistas. O seu código 
intemo era rígido, a ponto de terem sido abolidas do vocabulário do 
jornal certas expressões julgadas ofensivas do ideário anti-fascista e 
anti-clerical. O nome de Salazar, por exemplo, nunca constava das 
páginas do República. Palavras como "missa" ou "padre" também eram 
cuidadosamente substituídas por outras consideradas menos ofensivas 
dos sentimentos republicanos.

A equipa jornalística dirigida por Raul Rêgo(3) e Vítor Direito 
acabou com esse espírito de museu vivo e insuflou-lhe novo dinamismo. 
Nos anos de 1972 a 1974, o quotidiano, beneficiando da descompressão 
marcelista, ganhou nova vida e triplicou a tiragem. Deste modo, o 
República chegou ao 25 de Abril rejuvenescido e com o prestígio de ter 
sido o único diário português que se assumia, explicitamente, como 
órgão da oposição democrática, embora outros, como o Diário de Lisboa, 
comungassem de uma atitude de crítica face ao regime.

(3) Raul Rêgo exerceu, de início, o cargo de director-adjunto, mantendo- 
se Carvalhão Duarte como director. A nova equipa jornalística era composta 
por um grupo de profissionais que saíram do Diário de Lisboa, entre os quais o 
chefe de redacção (mais tarde, director-adjunto) Vítor Direito, Femando Assis 
Pacheco, Antonia de Sousa e Afonso Praça, pelo escritor Álvaro Guerra e por 
alguns então jovens jornalistas ligados à então denominada Acção Socialista 
Portuguesa (ASP), nomeadamente Jaime Gama e Mário Mesquita.

510



O caso República — um incidente crítico

Jornalistas divididos

A partir de Junho de 1974, o mal-estar instalou-se na redacção, 
ainda em surdina, entre os sectores afectos ao PS e ao PCP, com os 
independentes a oscilarem entre as duas lógicas inconciliáveis. Os 
jornalistas e outros elementos afectos ao PCP argumentavam que o PS 
pretendia fazer prevalecer uma orientação partidária, enquanto os 
socialistas alegavam defender um órgão autónomo, mas de tendência 
socialista democrática(4). Os comunistas e seus compagnons de route 
procuravam impor a sua concepção censória de unidade anti-fascista, 
o que, naturalmente, colidia com qualquer crítica à linha Vasco 
Gonçalves, ao MDP/CDE ou ao socialismo de modelo soviético. De 
Junho de 1974 a Maio de 1975, o conflito agravou-se e as relações 
humanas deterioraram-se.

No período imediatamente posterior ao 25 de Abril, as votações 
em reuniões de redacção inclinavam-se, por escassa diferença, no 
sentido do PCP. A admissão de novos jornalistas veio reforçar, ainda 
no ano de 1974, a tendência socialista. Isso reflectiu-se na composição 
do Conselho de Redacção.

Gustavo Soromenho, administrador da Empresa, descreveu a 
situação ao Cl, num depoimento oral, desta forma pitoresca:

"A redacção estava dividida entre socialistas e comunistas tendo 
estes em determinada altura, a maioria. Quando foi feita uma eleição 
para o Conselho de Redacção, o Partido comunista escolheu quatro 
comunistas e um quinto, que era socialista, para disfarçar [...]

Posteriormente houve outra eleição para o Conselho de 
Redacção, visto que o mandato anterior tinha terminado, e desta vez 
sucedeu precisamente o contrário: foram eleitos quatro socialistas e um 
comunista para disfarçar"(5).

A alteração no equilíbrio interno do jornal deveu-se à entrada 
de novos jornalistas, contratados pela Administração e pela Direcção

(4) A reportagem de Inácio Teigão, publicada no Expresso (23.5.1975), 
registou as seguintes declarações do administrador Gustavo Soromenho: "Eu 
sempre vos disse que gostaria de ver uma República pluralista um tanto 
inclinada para o socialismo". No mesmo sentido, v. Mário Soares, ob. cit., p. 
139.

(5) Acta da Reunião do Conselho de Imprensa de 22.5.1975, pp. 9-10.

511



Do Estado Novo ao 25 de Abril

do jornal(6). Após o 11 de Março, registou-se uma mudança decisiva na 
composição do quadro redactorial do República: os jornalistas afectos 
ou próximos do PCP demitiram-se e foram reforçar os quadros 
gonçalvistas de outros jornais ou órgãos de informação.

Helena Marques, então sub-chefe de redacção do República, 
afirmou ao Conselho de Imprensa que "ouviu dizer lá dentro (do 
República) que esses jornalistas que saíram, a maioria deles (e acentua 
que a frase que vai dizer é sic): foram ocupar postos de combate no Diário 
de Notícias"(7).

Esta retirada estratégica teve por efeito precipitar os 
acontecimentos, forçando a bipolarização: de um lado, a Direcção e a 
Redacção, de tendência socialista; do outro, os restantes trabalhadores, 
liderados pelos gráficos, de tendência comunista e de extrema-esquerda 
revolucionária.

Através de sucessivas "reuniões gerais", ganhou corpo a 
exigência de intervenção do conjunto dos trabalhadores, quer na gestão 
da empresa quer na orientação do jornal. Entre as reivindicações 
consideradas prioritárias, avultava o controlo da admissão de novos 
jornalistas, questão candente devido às admissões verificadas ao longo 
do ano de 1974, às demissões verificadas no início de 1975 e à intenção 
já anunciada pela Administração e pela Direcção de reforçar a equipa 
redactorial(8).

Além dos jornalistas de tendência comunista, registou-se, 
também, a saída de profissionais socialistas para o Jornal Novo, cujo 
primeiro número foi posto à venda a 16 de Abril de 1975(9).

(6) Entre os elementos admitidos na redacção após o 25 de Abril, então 
considerados afectos ou próximos do PS, podemos citar os nomes de Diogo 
Pires Aurélio, Eduardo Paz Ferreira, Rocha Vieira, Helena Marques, Jorge 
Morais, Alberto Arons de Carvalho, João Grego Esteves, Francisco Bélard da 
Fonseca, Manuel Arons de Carvalho, Rui Camacho e Nuno Coutinho. 
Regressaram à redacção, após o cumprimento do serviço militar, Jaime Gama 
e José Manuel Barroso. Também foram admitidos outros situados noutros 
quadrantes políticos, entre os quais Femando Cascais.

O Acta da Reunião do Conselho de Imprensa de 26.5.1975, p. 27.
(8) O depoimento de Agostinho Jardim Gonçalves, incluído na acta da 

reunião do Conselho de Imprensa de 26.5.1975, pp. 18 a 24, contém dados 
importantes acerca da evolução dos acontecimentos no interior da empresa. 
Jardim Gonçalves, jornalista e sacerdote católico, representava a redacção na 
Comissão Coordenadora de Trabalhadores.

(9) Casos de Diogo Pires Aurélio, José Manuel Barroso e Mário Mesquita.

512



O caso República — um incidente crítico

Já após a saída dos redactores afectos ou simpatizantes do PCP, 
intensificou-se a contestação à Direcção do jornal. Primeiro, de forma 
indirecta, através da oposição à entrada de novos jornalistas. Depois, 
mais frontalmente, responsabilizando-a por uma baixa de tiragem, 
segundo números fornecidos pelo director comercial.

A 2 de Maio, apresentaram-se dois novos jornalistas na redacção, 
o que funcionou como causa próxima da agudização do conflito.

O depoimento de Jardim Gonçalves, membro do Conselho de 
Redacção, é elucidativo: "Os gráficos, ao tomarem conhecimento da 
chegada de dois novos redactores, fizeram um ultimatum: ou esses 
dois redactores abandonavam o jornal dentro de dez minutos ou 
tomariam posição face à Redacção e à Direcção.

Como o Conselho de Redacção e a Direcção achassem que esses 
novos redactores deviam ficar, os gráficos decidiram fazer um jornal 
por sua conta"(10).

O República não chegou a sair, sob a responsabilidade da 
Comissão de Trabalhadores, embora a edição tenha sido preparada. 
Importa reter o testemunho de Gustavo Soromenho:

"Os gráficos queriam fazer um jornal e a redacção não o queria 
fazer. No entanto, conseguiram a solidariedade de três ou quatro 
redactores que os ajudaram a fazer o jornal, ficando este pronto a sair. 
Entretanto, o dr. Raul Rêgo declarou que não consentia que o jornal 
saísse com o seu nome.

Assim, ele, Gustavo Soromenho, foi falar com os homens das 
máquinas, dizendo-lhes que eles não podiam fazer o jornal, porque o Sr. 
Director não queria que ele saísse com o seu nome, o que estava no seu 
pleníssimo direito

Fez-se, então, uma votação para ver se devia ou não sair o jornal. 
O resultado foi de oitenta e tal votos contra cinquenta e tantos a favor 
da saída do jornal.

Portanto, o jornal saiu"(n).

As questões substantivas relacionavam-se, no entanto, com o 
conteúdo jornalístico. Atente-se na versão fornecida por Mário Soares 
em entrevista concedida a Dominique Pouchin:

(10) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 26.5.75, pp. 19-20. 
(n) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 22.5.75, pp. 11-12.

33 513



Do Estado Novo ao 25 de Abril

"D.P. - Como rebentou o conflito?
M.S. - Depois de uma série de escaramuças significativas, a 

primeira confrontação séria deflagrou no dia seguinte aos incidentes 
do Io de Maio. Os jornalistas encarregados de descrever os 
acontecimentos, que queriam destacar as responsabilidades — 
evidentes — da Intersindical e do PCP, foram postos à margem por 
uma minoria da redacção e, por fim, alguns tipógrafos impediram a 
saída do jornal. Nos dias seguintes as tensões tomaram-se cada vez 
mais vivas, e, no dia 19 de Maio, os comunistas quiseram censurar dois 
artigos que lhes desagradavam: o primeiro dizia respeito ao regresso 
da China de uma delegação do PCP-m.l. e o segundo, mais importante, 
revelava as depurações escandalosas que se preparavam na Televisão. 
A informação baseava-se num relatório mais ou menos secreto da célula 
comunista da RTP que exigia a expulsão de várias dezenas de jornalistas, 
uns 'culpados de adultério', outros acusados de serem Tiomossexuais'...

D.P. - O jornal saiu sem nenhum corte?
M.S. - Sim, mas foi isso que fez rebentar definitivamente o 

conflito. Alguns tipógrafos adoptaram uma atitude que tomava a vida 
impossível à redacção, pretendendo controlar o seu trabalho, 
substituindo deste modo os censores de outros tempos. O assalto entrava 
na sua última fase. os comunistas, no comando da operação, 
impulsionaram a acção"(12).

A redacção sequestrada

O pedido de demissão do director comercial, Álvaro Belo 
Marques, apresentado, verbalmente, ao administrador Gustavo 
Soromenho, a 14 de Maio, abriu caminho à fase mais dramática da 
crise. Belo Marques invocou "pressões de vária ordem que não o 
deixavam fazer o trabalho que seria necessário para o bem da 
empresa"(13).

Após o pedido de demissão de Belo Marques — relata Gustavo 
Soromenho — "circulam folhas em branco para os trabalhadores 
assinarem, alegando como motivo a não saída de Álvaro Belo Marques. 
No entanto, o que surge depois é uma moção assinada por noventa 
trabalhadores em que se pede a demissão do Director e do Chefe de 
Redacção"(14).

(12) Mário Soares, ob. cit., pp. 139-40.
(13) Segundo o testemunho de Jardim Gonçalves, acta da reunião do 

Conselho de Imprensa de 26.5.1975, p. 22.
(14) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 22.5.1975, p. 17.

514



O caso República — um incidente crítico

A escalada reivindicativa culminou na manhã de 19 de Maio, 
com a exigência da demissão dos directores Raul Rego e Vitor Direito, 
bem como o Chefe de Redacção, João Gomes. Os jornalistas na sua 
quase totalidade (22 votos contra 2), opuseram-se frontalmente. Um 
abaixo assinado, subscrito por 93 elementos dos sectores gráfico e 
administrativo, comunicava à Direcção que se devia considerar 
demitida, enquanto a Comissão de Trabalhadores anunciava que 
prepararia sozinha o jornal, se a redacção se recusasse a fazê-lo.

Ao fim da manhã, os jornalistas estavam, na prática, 
sequestrados: piquetes impediam o acesso à redacção e tinham ordem 
de não deixar reentrar os redactores que saíssem. À hora habitual, foi 
posta à venda uma edição ilegal do República, trazendo no cabeçalho o 
nome do antigo director comercial, indigitado pela Comissão dos 
Trabalhadores para substituir Raul Rêgo.

Arons de Carvalho, então jornalista do República, relatou ao 
Conselho de Imprensa o que se passou na redacção:

"Houve um facto que lhe parece lamentável que foi o de as 
pessoas que saíssem do jornal República não poderiam entrar, por 
imposição dos trabalhadores que faziam piquetes. Inclusive, até à uma 
hora, era decisão deles nem deixar entrar comida. Portanto estavam 
sujeitos a nem sequer comer. Às tantas, lá deixaram entrar algumas 
sanduiches, etc. Simplesmente o que se passou é que as pessoas foram 
avisando para as suas casas que não poderiam ir almoçar, que não 
poderiam ter os compromissos que tinham combinado. Acontece que 
um jornalista, Nuno Coutinho, telefonou para casa e contou o que se 
estava a passar. Acontece que, passados dez minutos, esse jornalista foi 
chamado para o local onde estavam alguns membros do quadro gráfico 
e lhe foi dito: 'Se o Senhor toma a dizer isso pelo telefone, veja lá o que 
é que lhe acontece, porque o senhor disse mentiras, anda a espalhar 
calúnias sobre o que se passa aqui dentro'.

Isto significa muito claramente que a empregada da 
administração, que substituiu ontem a telefonista, que estava de folga, 
escutava as conversas todas. Ora isto são métodos pidescos próprios 
de um regime fascista que foi abolido em 25 de Abril"(15).

Raul Rêgo, por sua vez, declarou que "se não fosse a manifestação 
em frente à República", os jornalistas "teriam sido esmagados pelos

(15) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 20.5.1975, p. 26. No mesmo 
sentido se orienta, embora com menos pormenores, o depoimento de Raul 
Rêgo, incluído na acta da reunião do Conselho de Imprensa de 22.5.1975, p. 47.

515



Do Estado Novo ao 25 de Abril

gráficos, visto que havia pessoas com barras de chumbo, perfeitamente 
dispostas a tudo"(16).

Ao entardecer, o PS convocou uma manifestação, em frente à 
sede do jornal, que se prolongou, em vigília, por toda a noite. Forças 
militares cercaram o prédio, evitando a invasão pelos manifestantes. 
Os principais dirigentes socialistas, incluindo o secretário-geral, Mário 
Soares, estavam na rua, liderando o protesto. O ministro Correia Jesuíno, 
acompanhado pelo director-geral da informação, chegou, às duas horas 
da madrugada, para tentar a moderação impossível.

Às seis da madrugada do dia 20, o edifício foi evacuado e os 
manifestantes saíram, sob protecção militar, de forma a evitar confronto 
físico. As instalações foram seladas. O República morreu, de facto, nessa 
madrugada de 20 de Maio. Os episódios burlescos que se seguiram 
acrescentaram apenas um breve e lamentável posfácio(17).

O encerramento do República foi apresentado pelo PS — através 
de uma enérgica campanha, com repercussão interna e externa — como 
sinónimo do fim do regime de liberdade de Imprensa. Em sinal de 
protesto, os membros do Governo socialistas suspenderam a 
participação no Conselho de Ministros, onde regressaram, no entanto, 
a 6 de Junho, após garantias dadas pelo Conselho da Revolução quanto 
à devolução do jornal aos seus proprietários.

Um coronel na direcção

O caso República dividiu, claramente, o MFA. O primeiro-ministro 
Vasco Gonçalves, próximo das posições do PCP, defendia a devolução 
do jornal aos socialistas. As razões dos comunistas eram meramente 
tácticas: desejavam evitar a abertura de uma nova frente com o PS e 
receavam a influência que as correntes de extrema-esquerda viessem a 
adquirir no jornal.

(lé) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 22.5.1975, p. 50.
(17) Para elaborar a síntese dos acontecimentos do República socorremo- 

nos fundamentalmente das actas das reuniões do Conselho de Imprensa dos 
dias 20, 22, 26 e 27 de Maio de 1975; da colecção do Jornal do Caso República 
(nove números); e de Femando Dil e Carlos Pina, orgs., Operação República, 
Lisboa, Edições Terceiro Mundo, 1975 e Francisco S. Costa e António P. 
Rodrigues, O Caso República, Lisboa, Edição dos autores, 1975.

516



O caso República — um incidente crítico

A conduta do ministro da Comunicação Social, Correia Jesuíno, 
situou-se numa linha semelhante à do primeiro-ministro. O lacónico 
depoimento inserido nas memorias do historiador César de Oliveira, 
que foi seu assessor no Palácio Foz, reza assim: "[...] Posso testemunhar 
que Correia Jesuíno fez esforços, quiçá contrariado por alguns sectores 
do MFA, sobretudo da Marinha, e do próprio Conselho da Revolução, 
para encontrar uma saída para mais esta crise, mas que, de facto, não 
surtiram qualquer efeito"(18).

A linha Vasco Gonçalves não se limitava a preconizar a reposição 
da legalidade. Procurava uma síntese inexequível: entregar o jornal à 
Administração socialista, mas obter a garantia da neutralização política 
do República. É, pelo menos, o que se deduz do testemunho do capitão 
Diniz de Almeida, que perfilhava ponto de vista idêntico, segundo o 
qual "Vasco Gonçalves defendendo embora a sua devolução aos 
anteriores proprietários, propô-lo-á incluindo também uma cláusula 
através da qual o MFA exercia vigilância sobre a sua actuação, actuando 
contra os seus proprietários somente em caso de comportamento contra- 
revolucionário'^19).

O Conselho da Revolução decidiu-se, a 6 de Junho, por uma 
solução ambígua: determinou a reabertura do jornal, nos termos legais, 
mas, simultaneamente, concluiu que a Lei de Imprensa se encontrava 
desactualizada e recomendou a respectiva revisão.

O COPCON, alinhado pelo ultra-esquerdismo de Otelo Saraiva 
de Carvalho, não executou as determinações do Conselho da Revolução. 
Otelo explicou a sua atitude em termos singelos:

"Ao formar o COPCON pretendi dar todo o cariz de um órgão 
ao serviço do povo português de características profundamente 
revolucionárias. E, para o cumprimento do programa do MFA, que esse 
órgão dispusesse de uma dinâmica tal que fosse realmente ao encontro 
das classes trabalhadoras e das classes mais desfavorecidas. E é nesse 
sentido que o COPCON tem actuado.

Portanto, um lema porque se rege o COPCON é que, em 
princípio, os trabalhadores têm sempre razão.

Portanto, ao examinar o caso República a frio, eu via de um lado 
152 trabalhadores, tipógrafos, e do outro um grupo minoritário de

(18) César de Oliveira, Os Anos Decisivos - Portugal 1962-1985 - Um 
testemunho, Lisboa, Presença, 1993, p. 175.

(19) Diniz de Almeida, Ascensão, Apogeu e Queda do MFA, Lisboa, Edições 
Sociais, s.d., p. 144.

517



Do Estado Novo ao 25 de Abril

redactores, directores, administração, etc. Portanto, alguma coisa por 
aí, ia maL./'H.

Otelo teve a franqueza de reconhecer — "eu gosto de falar a 
verdade" — que "o Diário de Notícias, O Século e o Diário de Lisboa estão 
dominados pelo Partido Comunista". O responsável pelo COPCON 
dava mesmo a seguinte "garantia": "Eu posso é garantir o seguinte: se 
os trabalhadores do Diário de Notícias, os trabalhadores tipógrafos do 
Diário de Notícias, resolvessem, a certa altura, considerando que o Diário 
de Notícias é dominado pelo Partido Comunista, se os trabalhadores 
tipógrafos vierem à liça em confronto com a administração dizer 'não 
queremos que o Diário de Notícias seja dominado pelo Partido Comunista, 
queremos tornar isto um jornal independente'... pois não tenho dúvidas 
nenhumas que a solução é exactamente aquela que se aplicou no caso 
República"(21).

Em consonância com este ponto de vista, o COPCON acabou 
mesmo por permitir a ocupação das instalações pela Comissão de 
Trabalhadores e seus adeptos. A 10 de Julho, o República reapareceu 
com uma redacção quase totalmente nova, recrutada nos meios da 
extrema-esquerdaí22). O director indicado pelo Conselho da Revolução 
era o Coronel Pereira de Carvalho.

Este "novo" República acelerou o curso dos acontecimentos da 
revolução, num sentido desfavorável ao poder gonçalvista. Os ministros 
socialistas demitiram-se, nesse mesmo dia, do Governo. A16 de Julho, 
o PPD abandonou, igualmente, o Governo. A 17 de Julho, o PS 
organizou, na Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, uma 
manifestação grandiosa, em que foi pedida a demissão de Vasco 
Gonçalves.

f20) Femando Dil e Carlos Pina, ob. cit., p. 137.
(21) Femando Dil e Carlos Pina, ob. cit., pp. 142-43.
f22) A nova equipe jornalística do República era, com raras excepções, alheia 

à antiga redacção e situada em quadrantes políticos de extrema-esquerda. O 
militante trotskista Georges Filoche, no seu testemunho sobre a "Primavera 
Portuguesa", refere que o República gauchiste da fase pós-ocupação teve "uma 
baixa de vendas em grande velocidade". No plano internacional — informa 
Filoche — contou com o apoio de Lotta Continua em Itália e de diversos grupos 
esquerdistas em França, por ser considerada um "símbolo da liberdade de 
expressão e como um jornal produzido por uma comissão de trabalhadores" 
(in Gérard Filoche, Printemps Portugais, Paris, Editions Acteon, 1984, pp. 327 e 
357).

518



O caso República — um incidente crítico

A certidão de óbito prematura

Em termos de legalidade, o caso República não suscitou qualquer 
dúvida digna de registo. Os representantes dos trabalhadores em 
rebelião afirmaram, num "relatório" divulgado em plena crise, que 
"apenas desejam participar no produto que fabricam, o que lhes é 
recusado pela actual Lei de Imprensa, mas perfeitamente de acordo 
com o momento revolucionário que o País atravessa'^23). Os próprios 
autores do "saneamento" colectivo da redacção do República assumiam 
a ilegalidade do seu comportamento, mas reivindicavam o direito a 
desrespeitar a lei, em nome da "dinâmica revolucionária".

O caso República repôs em debate a Lei de Imprensa, vigente há 
menos de três meses. Na famosa noite branca de 19 para 20 de Maio, o 
ministro Correia Jesuíno, sem pôr em causa "a razão completa" da 
Administração da empresa, filosofava: "E que lhe posso eu dizer? Que 
é possível que a Lei de Imprensa que mal entrou em vigor já está 
ultrapassada? Sei lá!..."(24).

O ministro apontara o caminho. A dúvida de Sua Excelência não 
tardaria a alastrar. Alastrou, desde logo ao Conselho da Revolução, o 
qual embora determinando o cumprimento da lei em vigor, "admite 
que o texto da Lei de Imprensa esteja inadequado ao contexto da 
actual fase da Revolução Portuguesa" e "recomenda ao Governo que, 
através do Ministério da Comunicação Social seja, desde já, iniciado o 
processo de revisão do referido diploma'^25).

Otelo, radical como era, levou mais longe a teoria e disse o que 
outros não ousaram dizer:

"Em relação à Lei de Imprensa, concordo perfeitamente que ela 
está extremamente bem estruturada, é uma lei muitíssimo avançada 
em relação a outros países, concordo perfeitamente com essa opinião 
que tem sido dispendida pelo comandante Jesuíno, mas é evidente que 
a lei foi elaborada no ano passado e promulgada em Janeiro deste ano, 
sofreu um retrocesso muito grande a partir do 11 de Março (sic).

Apesar dela, no entanto, [...] estar em vigor, a verdade é que as 
leis vigentes num país em revolução só devem ser cumpridas desde 
que não contrariem a revolução"(26). * I

Ç23) Femando Dil e Carlos Pina, ob. cit., p. 82.
(24) Femando S.Costa e António P.Rodrigues, ob. cit., p. 19.
I25) Fernando Dil e Carlos Pina, ob. cit., p. 99.
(2é) Fernando Dil e Carlos Pina, ob. cit., p. 136.

519



Do Estado Novo ao 25 de Abril

Não estava isolado o responsável máximo pelo COPCON, ao 
considerar a lei envelhecida e caduca. Um intelectual respeitado na 
esquerda portuguesa, como era Fernando Piteira Santos, diria que 
"temos uma Lei de Imprensa pré-histórica", porque fora preparada 
"antes da nacionalização da Imprensa'^27). Mas a "velocidade do curso", 
como dizia Piteira Santos, era tal que até em quadrantes aparentemente 
imunes a cumplicidades esquerdistas, as formas amplas de participação 
dos trabalhadores ganhavam inesperados adeptos. Caso, por exemplo, 
de Marcelo Rebelo de Sousa, dirigente do PPD, jurista e jornalista que, 
sublinhando embora a clara ilegalidade da situação criada pela 
Comissão de Trabalhadores e a necessidade de cumprir a lei, lamentava 
a ausência na legislação vigente de formas que pudessem assegurar a 
participação na orientação do jornal de trabalhadores não-jornalistas: 
"É curioso sublinhar que, não obstante o caso não ser previsto na lei, 
eu próprio intervim, durante os trabalhos preparatórios, no sentido de 
ver consagrada na lei, para além do Conselho de Redacção, a instituição 
de uma comissão mais ampla, que integrasse trabalhadores não- 
jornalistas, e que partilhasse na própria definição da orientação 
ideológica do jornal. Infelizmente, essa orientação não vingou, 
especialmente por oposição frontal dos jornalistas que faziam parte da 
comissão [...]"(28).

A Lei de Imprensa, no entanto, resistiu às investidas. A certidão 
de óbito foi prematura.

À procura da terceira via

O caso República submeteu o recém-fundado Conselho de 
Imprensa à primeira prova de fogo.

A 20 de Maio, deu entrada a queixa subscrita por Gustavo 
Soromenho e Raul Rego, na qualidade de Administradores da Edito­
rial República. Alegavam violação da Lei de Imprensa, designadamente 
do art.0 Io (direito à liberdade de expressão) do art.018° (nomeação do 
director e director-adjunto) e do art.0 20°, n° 2 (nomeação do chefe de 
redacção) (29). l

í27) Mesa-redonda publicada na revista Flama, 30.5.1975.
l2*) Depoimento ao Jornal Novo, 21.5.1975. 
i29) O texto integral da carta é o seguinte:
"Gustavo Soromenho, casado, advogado, e Raul Rego, casado, moradores

520



O caso República — um incidente crítico

O debate sobre a matéria prolongou-se por quatro sessões, 
efectuadas nos dias 20, 22, 26 e 27 de Maio de 1975. As sessões do 
Conselho de Imprensa sobre o caso República equivalem, reduzidas a 
escrito, a mais de 160 páginas de actas.

na Rua da Misericordia, 116, Io, em Lisboa, vêm, na qualidade de 
administradores da Editorial República, S.A.R.L., expor e requerer a V.Exa o 
seguinte:

No dia 19 de Maio, cerca das 9 horas e 15 minutos, na sede do jornal 
República, a direcção deste jornal foi surpreendida com um ultimatum que lhe 
foi apresentado por um grupo de trabalhadores, no sentido de a forçar à 
demissão, o mesmo se verificando relativamente à chefia da Redacção. Tal acto 
infringe directamente os arts. 18° e 19° da Lei de Imprensa.

Em face da recusa formal da Direcção em admitir tal imposição o referido 
grupo perguntou se a Direcção e Redacção estariam dispostas a elaborar o 
jornal do dia, mantendo-se mesmo assim a exigência da demissão. Reunidas a 
Direcção e Redacção, esta reiterou por 22 votos contra 2, a sua total confiança e 
solidariedade com a Direcção, decidindo ao mesmo tempo admitir a feitura do 
jornal desde que na primeira página fosse inserido um comunicado explicando 
ao leitor as condições em que o mesmo fora feito.

O citado grupo de trabalhadores recusou categoricamente, declarando que, 
sendo assim, fá-lo-iam eles mesmos. A partir desse momento a Redacção, 
sentindo-se coarctada no exercício da liberdade de expressão a que se refere o 
art0 Io da Lei de Imprensa passou a considerar-se em reunião permanente no 
seu local de trabalho.

Desde a tarde de sábado 17, esses trabalhadores já tinham montado piquetes 
de vigilância nas instalações do jornal, tendo esses mesmos piquetes na manhã 
do dia 19 e a partir dos acontecimentos atrás descritos comunicado a dois 
membros da redacção que se saíssem não podiam entrar, o que significava, 
para a Direcção e Redacção, uma situação de sequestro.

Entretanto o mesmo grupo informou a Direcção de que aceitava a publicação 
do comunicado desde que a mesma Direcção apresentasse a sua demissão. 
Tendo-lhe reafirmado que, nos termos do Art° 18° da Lei de Imprensa, a 
nomeação da Direcção é da exclusiva competência da "empresa proprietária, 
com voto favorável do Conselho de Redacção", o mesmo grupo retirou-se 
apresentando mais tarde um documento em que "[...] suspendem do exercício 
das suas funções a Direcção e Chefia da Redacção do mesmo jornal elegendo 
como director interino o camarada António Belo Marques", (que desempenhava 
as funções de director comercial, das quais, aliás, declara que se ia demitir por 
haver obtido outra colocação).

Foi com este nome na cabeça do jornal que veio para a rua uma edição 
ilegal do República com violação do disposto nos arts. 18° e 20° da lei de Imprensa, 
facto esse passível de procedimento criminal.

521



Do Estado Novo ao 25 de Abril

Ao longo das reuniões foram ouvidos elementos da 
Administração (Gustavo Soromenho), Direcção (Raul Rego) e Conselho 
de Redacção (Jardim Gonçalves, Helena Marques, Rocha Vieira e Jaime 
Gama) do jornal República.

Não foi possível recolher o testemunho da outra parte envolvida, 
porque a Comissão Coordenadora de Trabalhadores se recusou a depor 
na presença de dois membros do Cl que também eram jornalistas do 
República(30). Com efeito, João Gomes, chefe da redacção, era 
representante (eleito) do Sindicato dos Jornalistas, e Alberto Arons de 
Carvalho, redactor, desempenhava a função de delegado do PS no 
Conselho(31).

O conhecimento destas anomalias e ilegalidades provocou uma reacção 
popular que se traduziu na presença de muitos milhares de pessoas em frente 
das instalações da República, exigindo que esta voltasse a publicar-se com a 
liberdade e independência que lhe são asseguradas pela Lei de Imprensa em 
vigor, aprovada pelas autoridades revolucionárias.

Entretanto, compareceram no local várias forças militares, entre as quais o 
Copcon, tendo também comparecido posteriormente o Sr. Ministro da 
Comunicação Social, Sr. Comandante Correia Jesuíno e o Sr. Director Geral de 
Informação, Sr. Comandante Rui Montês.

Na sequência das várias diligências então havidas, as instalações da 
República foram evacuadas e seladas.

Verificando-se do exposto a violação de várias das garantias estipuladas 
pela Lei de Imprensa, quer no tocante à liberdade de expressão, quer no tocante 
à independência dos jornalistas, apresentamos, nos termos da lei de Imprensa, 
a presente queixa para que a lei revolucionária seja respeitada".

(æ) Na sessão do Conselho de Imprensa de 22.5.1975 e nos termos da 
respectiva acta (pp. 2-3), o Presidente do Cl, juiz-desembargador Henrique 
Ramalho Ortigão, comunicou que "os membros da Comissão Coordenadora 
de Trabalhadores do República não compareceram à reunião. Para isso 
invocaram medidas de precaução em relação à manifestação do PS, cuja 
concentração era no Rossio, passando depois pelos Restauradores. Isto devido 
ao facto de, no dia anterior, depois de uma reunião que fizeram, onde 
compareceram alguns colegas da delegação do jornal República no Porto, 
quando na estação de Santa Apolónia essas pessoas do Porto se preparavam 
para entrar no comboio, foram agredidas por um grupo que ostentava 
emblemas do PS. Põem, ainda, como condições para comparecerem numa sessão do 
Conselho de Imprensa, ela ser em data e local secretos e não estarem presentes no 
Conselho os membros que pertencem à redacção do República que têm quaisquer ligações 
directas com o jornal" (sublinhado meu, M.M.)

(31) Participaram em todas ou em algumas sessões do Cl dedicadas ao caso 
República os seguintes membros: Presidente: Juiz-Desembargador Henrique

522



O caso República — um incidente crítico

A 26 de Maio, a Comissão Coordenadora de Trabalhadores 
apresentou uma exposição ao Conselho(32). Nesse texto preconizava 
"a revogação da Lei de Imprensa" no sentido da sua "adequação ao 
processo revolucionário em curso, consagrando o controlo de produção 
por parte dos trabalhadores".

A Comissão considerava, por outro lado, que "a nomeação de 
Álvaro Belo Marques não foi feita com violação do art018o", pois "o 
administrador em exercício não se opôs à demissão do dr. Raul Rêgo, 
tendo-se limitado a dizer que, por amizade, também sairia", o que 
levaria a concluir que "a demissão do dr. Raul Rêgo tem de ser 
considerada como feita pela empresa proprietária, através do acordo 
do seu administrador delegado".

Nos termos dessa exposição, o administrador delegado teria 
interpretado correctamente os factos ao "considerar que, ao fim e ao 
cabo, é um vulgaríssimo caso de saneamento admitido na doutrina e 
na prática da nossa revolução após o 11 de Março (sic)".

Por fim, a Comissão "proclama que é ela (sic) que cumpriu a Lei 
de Imprensa, interpretada no actual contexto revolucionário, e que é 
ela, e só ela, (sic) que pretende libertar o jornal República do usurpador 
Partido Socialista para o seu verdadeiro dono: o Povo Português".

A inexistência de uma prática anterior do Conselho, que 
concluíra a aprovação do seu regulamento interno, precisamente, a 20 
de Maio, ajuda a explicar que as questões prévias de natureza formal, 
embora, por vezes, com significado político, tenham ocupado muito 
tempo nessas reuniões.

Ramalho Ortigão; Elementos do MFA: Major António Namorado Freire e Cap. 
Santa Clara Gomes; Jornalistas: Carlos Veiga Pereira, João Gomes, Manuel da 
Silva Costa, Maria Antonia Palla, Santos Ribeiro e Manuel António Pina; 
Representantes das empresas jornalísticas: Adriano Lucas (Imprensa Diária) e 
Francisco Pinto Balsemão (Imprensa Não-Diária); Directores de publicação: 
Femando Teixeira (Publicação Diária) e Maria Adelaide Paiva (Publicação Não- 
Diária); representantes dos Partidos da coligação: Armando da Silva Carvalho 
(PCP), Alberto Arons de Carvalho (PS), Manuel de Azevedo (MDP/CDE) e 
Norberto Lopes (PPD); Representantes da opinião pública (cooptados): Maria 
de Lurdes Pintasilgo, Eurico Costa, Luisa Dacosta e Andrade e Silva. Secretário: 
Jorge Figueiredo.

í32) A exposição, manuscrita, consta da acta da reunião do Conselho de 
Imprensa de 26.5.1975, pp. 13-17. Era subscrita, entre outros, por Júlio Moreira, 
Vladimiro Correia, Carlos Sereno, António Franco, José Manuel Serrano, 
Joaquim Dias e Álvaro Belo Marques.

523



Do Estado Novo ao 25 de Abril

Desde logo a circunstância, já referida, de João Gomes e Arons 
de Carvalho, jornalistas do República, serem membros do Conselho 
originou acesa controvérsia sobre a legitimidade da sua participação 
no debate e rias votações(33).

Armando da Silva Carvalho, representante do PCP, levantou a 
questão da "independência e objectividade do Conselho" por dois dos 
seus elementos serem "parte interessada no litígio"(34), tendo João 
Gomes retorquido que "parte dos trabalhadores que estão envolvidos 
com mais responsabilidade neste caso podem ser e são considerados 
por determinadas partes como membros do Partido Comunista ou 
doutros partidos", pelo que seria de perguntar se, por este facto, "o 
representante do Partido Comunista deveria tomar parte nos debates 
do caso'^35).

Silva Costa e Pinto Balsemão defenderam uma posição 
intermédia, entendendo que essas pessoas poderiam participar na 
discussão, mas não deveriam votar(36). Lurdes Pintasilgo opôs-se, 
firmemente, a estas atitudes, argumentando que "não conhece nenhum 
grupo democraticamente constituído que se autocastre com propostas 
do tipo das que estão na mesa"(37).

Acabou por fazer vencimento a posição — defendida por 
Adriano Lucas — segundo a qual "todos os membros do Cl têm o direito 
de participar na discussão de qualquer queixa apresentada e votar as 
respectivas conclusões"(38).

Esta questão prévia prenunciava o clima kafkiano em que se 
processou o debate.

Diversos membros do Cl guardaram prudente silêncio sobre as 
questões de fundo, limitando-se a intervir a propósito de divergências 
formais ou reservando-se para o momento das votações — caso, por 
exemplo, entre todos elucidativo, de Armando da Silva Carvalho, 
representante do PCP * (*)

í33) Actas das reuniões do Conselho de Imprensa de 22.5.1975, p. 4-6, e de 
26.5.1975, p. 2-5 e 7-12.

(*) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 22.5.1975, p. 4.
(æ) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 22.5.1975, p. 6.
I36) Acta da reunião de 22.5.1975, p.5; Acta da reunião de 26.5.1975, p. 9. 
(37) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 26.5.1975, p. 8. 
í38) O esclarecimento foi aprovado com 12 votos a favor, uma abstenção e 

cinco votos contra.

524



O caso República — um incidente crítico

Apesar disso, é possível distinguir as principais tendencias que 
se revelaram ao longo do debate.

Uma delas, minoritária, caracterizava-se pela solidariedade com 
a direcção e a redacção do República. Era protagonizada por Maria 
Antonia Palla, que considerou ter-se ultrapassado, "de forma 
inaceitável, um documento legal que deve ser acatado, sob pena de se 
cair num período que seria anárquico, mas sem a criatividade da 
anarquia"(39). Esta posição teve o apoio explícito de Norberto Lopes e, 
naturalmente, dos jornalistas do República membros do Cl, João Gomes 
e Arons de Carvalho.

Nunca se afirmou claramente, a avaliar pelas actas, urna 
tendencia apoiante da Comissão Coordenadora de Trabalhadores do 
República, embora se possa deduzir, lendo nas entrelinhas, que essa 
omissão se ficou a dever a razões meramente tácticas.

A maior parte dos membros do Cl manifestou-se favorável a 
uma terceira via, que teve os seus protagonistas mais qualificados em 
Carlos Veiga Pereira, Manuel da Silva Costa e Maria de Lurdes 
Pintasilgo. Veiga Pereira enunciou, com louvável clareza, a metodologia 
proposta por esta corrente: "Entende que o Cl se rege pela Lei de 
Imprensa que está desajustada, em certos aspectos, à realidade que se 
vive.

Portanto, o problema que se põe é se o Conselho se vai restringir 
à lei na orientação a tomar em relação ao caso, ou se, em face do 
desajustamento com a realidade, se vão admitir outras hipóteses'^40).

Silva Costa contestava certas disposições da Lei de Imprensa e 
defendia "a necessidade de assegurar ao conjunto dos trabalhadores 
dos órgãos de informação a participação na gestão ideológica do 
jomal"(41), embora ressalvando o imperativo de cumprir as leis em vigor.

A análise de Maria de Lurdes Pintasilgo situa-se em parâmetros 
análogos aos de Veiga Pereira e Silva Costa:

"Em face da lei, o que aconteceu no República é de facto ilegal.
Põe em causa a própria lei, pelo facto de saber se de facto ela 

será compatível com o estudo sociológico da sociedade portuguesa.
Assim sendo, remete o problema para os órgãos do poder, que 

serão os únicos que poderão fazer uma leitura deste fenómeno 
sociológico.

í39) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 20.5.1975, p. 39.
i40) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 20.5.1975, p. 39.
(41) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 27.5.1975, p. 35.

525



Do Estado Novo ao 25 de Abril

Considera que no caso das empresas jornalísticas a opinião 
pública é o elemento primordial, pelo que se considera neste caso que 
ela é que deveria ser o árbitro da questão, afirmando o que quer'^42).

Nessa intervenção, Lurdes Pintasilgo clarificou o seu conceito 
de liberdade de Imprensa (distinguindo liberdade e liberdades, de forma, 
em nosso entender, equívoca):

"Parece-lhe que é fundamental que o Conselho de Imprensa ao 
salvaguardar a liberdade de imprensa, não esteja a defender uma 
liberdade de imprensa qualquer. Ele deve defender o exercício de 
liberdades sociais colectivas que traduzam um modo de ser sócio-cul­
tural de um povo.

Ora reconhece precisamente no jornal República a expressão de 
uma liberdade, democrática, social, colectiva e não as pequenas 
liberdades individuais de cada um dizer tudo aquilo que lhe passa pela 
cabeça'^43).

Para Lurdes Pintasilgo verificaram-se, no caso República, "dois 
tipos de violação da Lei de Imprensa":

"Por um lado a capacidade da nomeação do Director pela 
Administração ouvido o Conselho de Redacção, mas por outro lado a 
responsabilidade que cabe à Administração e à Direcção, ouvido o 
Conselho de Redacção, perante qualquer publicação periódica 
informativa, definir a orientação e os objectives dessa publicação (art° 
3o, n°.4, art° 19°, art0 22° b)).

Julga que a imparcialidade do Conselho seria prejudicada se se 
atendesse apenas ao primeiro aspecto pois o segundo é igualmente 
grave. Pensa mesmo que grande parte do problema nascido no República 
e sobretudo o problema da nacionalização da Banca e consequentemente 
a mudança por natureza dos jornais portugueses, levam a uma enorme 
importância a definição do estatuto editorial e será subestimar 
gravemente esta importância se for considerada apenas a questão da 
nomeação do Director'^44).

O saneamento do director e a não publicação do Estatuto Edito­
rial surgem, na argumentação de Lurdes Pintasilgo, colocados lado a 
lado, como se de factos com gravidade análoga se tratasse...

í42) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 20.5.1975, p. 35-36.
í43) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 20.5.1975, p. 36.
(u) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 20.5.1975, p. 34.

526



O caso República — um incidente crítico

A sentença salomónica

A questão do Estatuto Editorial acabou por assumir grande 
relevancia no debate.

ALei de Imprensa prevê que as publicações informativas tomem 
público o respectivo Estatuto Editorial, que "definirá a sua orientação 
e objectivos comprometendo-se a respeitar os princípios deontológicos 
da imprensa e a ética profissional, de modo a não poderem prosseguir 
apenas fins comerciais, nem abusar da boa-fé dos leitores, encobrindo 
ou deturpando a informação" (art0 3o, n°4).

Em Maio de 1975, quando se agravou o conflito, o República ainda 
não publicara o Estatuto Editorial, previsto pela Lei de Imprensa, que 
tinha entrado em vigor a 13 de Março. O chefe de redacção, João Gomes, 
disse ao Cl que o estatuto se encontrava em preparação. Raul Rego 
apresentou o texto do projecto, que fora lido aos trabalhadores, na 
presença do ministro da Comunicação Social, durante a madrugada 
de 19 para 20 de MateK45).

O projecto de Estatuto era do seguinte teor:

"Em obediência ao disposto no artigo 3o do Dec.-Lei 85 de 26 de 
Fevereiro de 1975 - Lei de Imprensa, a República declara continuar fiel 
ao espírito democrático que inspirou os seus fundadores e que sempre 
o tem norteado.

Jornal de informação que não se desprende da vida política 
portuguesa e internacional, o que lhe valeu no passado as mais duras 
perseguições, mas tem por norma a maior objectividade em todo o seu 
noticiário, na certeza de que a informação correcta em nada pode 
prejudicar os defensores da democracia.

Politicamente, a República não é órgão de qualquer partido 
político. Faz a sua opção no sentido do socialismo em liberdade, 
pluralista, que julga ser o melhor meio para conseguir a verdadeira 
democracia. Deve procurar sempre lutar pela unidade de todas as forças 
progressistas e anti-fascistas, sabendo que a divisão tem sido o mais 
poderoso meio para o domínio da reacção e para o totalitarismo e a 
forma do capitalismo impor as suas normas.

No momento presente a República manifesta a sua adesão à 
evolução proposta ao País pelo M.F.A. Não esquece a sua contribuição 
para a formação da mentalidade que levou à revolta do 25 de Abril, 
consequentemente a sua acção de catalização de oficiais e civis que o 
tomaram possível.

f45) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 22.5.1975, p. 42-43.

527



Do Estado Novo ao 25 de Abril

Hoje, sem abdicar da sua independência, dá todo o seu apoio 
aos esforços empreendidos por aquele movimento, no sentido de uma 
vida socialista mais conveniente à maneira de ser e ao sentir portugueses.

A direcção da República é exercida pelo director e director- 
adjunto, nomeados, nos termos da Lei de Imprensa, pelo Conselho de 
Administração ouvido o Conselho de Redacção. Coadjuvados, ainda 
nos termos desse mesmo diploma legal, pelo mesmo Conselho de 
Redacção.

A República não tem, nem nunca teve por fim obter quaisquer 
lucros, sendo o seu objectivo contribuir para os progressos da sociedade 
portuguesa, por uma via democrática, socialista e pluralista".

Silva Costa admitiu que o projecto de Estatuto correspondia "a 
uma linha tradicional da República", mas entendia que a fiscalização 
do respeito pelo Estatuto Editorial deveria competir ao conjunto dos 
trabalhadores da empresa jornalística: "Quando se fala do respeito pela 
boa-fé dos leitores tem de ter-se em conta que os leitores no seu conjunto 
não reagem à manipulação das notícias. Ora, neste sentido, seria útil 
uma aliança pactuai de todos os trabalhadores do jornal para fazerem 
a já citada fiscalização"(46).

Raul Rego discordará dessa ideia, alegando, por um lado, que 
se "duzentos trabalhadores de todas as tendências políticas vão ter 
interferência na feitura do jornal, então só se faz um jornal por ano" e, 
por outro lado, que "os leitores reagem não comprando o jornal"(47).

Maria Antonia Palla foi mais longe, considerando ser impossível 
que os trabalhadores do jornal façam o seu "controle ideológico" senão 
"através de uma censura" — "isto porque um indivíduo que não produz 
determinado trabalho não pode interferir nele; acha portanto, que um 
controlo só pode ser institucionalizado pela prática, pelo hábito, pelas 
regras da profissão'^48).

"A aliança pactuai de todos os trabalhadores do jornal" com vista 
à fiscalização do cumprimento do Estatuto Editorial, preconizada por 
Silva Costa, não era contemplada na Lei de Imprensa em vigor. Isso 
mesmo sublinhou Gustavo Soromenho, chamando a atenção para a 
forma como a legislação portuguesa acolheu o instituto consagrado no 
Direito do Trabalho francês, desde os anos 30, sob a designação de 
"cláusula de consciência".

(46) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 22.5.1975, pp. 43-44.
(47) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 22.5.1975, p. 44.
H Ibidem.

528



O caso República — um incidente crítico

Com efeito, nos termos do art0 23° da Lei de Imprensa, em caso 
de alteração profunda de orientação do jornal, reconhecida pelo Cl, os 
jornalistas podem rescindir o contrato com a empresa, tendo direito a 
receber indemnização idêntica à prevista em caso de despedimento 
sem justa causa. Gustavo Soromenho retirou daí a seguinte conclusão: 
"A Lei fala em jornalistas e nunca em trabalhadores, excluindo estes 
da orientação ideológica" (49).

Não era esse, porém, o ponto de vista da Comissão Coordenadora 
de Trabalhadores, a qual, segundo o testemunho de Jardim Gonçalves, 
pretendia "acompanhar cada número do jornal, para fazer a sua crítica 
e para dizer à direcção e à redacção aquilo em que não estavam de 
acordo"(50).

Maria Adelaide Paiva disse, na mesma perspectiva de Gustavo 
Soromenho, que "está sendo transposto para o problema da falta de 
Estatutos, em parte, a justificação da reacção por parte dos 
trabalhadores. Ora, mesmo que os Estatutos estivessem publicados só 
vê que perante a lei, apenas assiste aos jornalistas o direito de reclamar 
e nunca aos outros trabalhadores"(51).

O relevo concedido à questão do Estatuto Editorial afigurava- 
se, neste contexto, excessivo, até porque — como observou Adriano 
Lucas, durante o debate — "[...] o Estatuto é a súmula da orientação do 
jornal [...], portanto se o Conselho conhecesse efectivamente qual era a 
orientação do jornal República conhecia necessariamente o seu 
Estatuto"(52).

Acresce que o Conselho sabia qual a linha tradicional do República 
e tanto assim era que, posteriormente, manifestou a sua concordância 
à aplicação da "cláusula de consciência" aos jornalistas do República, 
reconhecendo, nestes termos a mudança de orientação:

"O jornal República publicado sob a direcção do Dr. Raul Rêgo 
tinha uma orientação próxima da do Partido Socialista.

Isto resulta da análise global do conteúdo do jornal, da própria 
filiação partidária de alguns dos responsáveis e colaboradores e 
implicitamente do que se referiu perante este Conselho quando da 
audição dos Drs. Gustavo Soromenho, Raul Rêgo e outros.

í49) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 22.5.1975, p. 38. 
í50) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 26.5.1975, p. 31.
(51) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 27.5.1975, p. 41.
(52) Ibidem.

34 529



Do Estado Novo ao 25 de Abril

Reiniciada a publicação do jornal em 10 de Julho sob a direcção 
do coronel Pereira de Carvalho, analisando o seu conteúdo vê-se que 
houve uma posição crítica em relação ao Partido Socialista com uma 
mudança geral de tom e alteração na sua linha de orientação que se 
pode caracterizar de profunda, justificando-se que os jornalistas 
signatários do requerimento apresentado extingam a relação de trabalho 
ao abrigo do n°l do art0 23° da Lei de Imprensa"(53).

A inexistência do Estatuto Editorial não impediu, pois, o 
Conselho de Imprensa de verificar a alteração da linha de orientação.

A "decisão sobre o caso do jornal República", aprovada pelo 
Conselho de Imprensa a 27 de Maio, traduziu o compromisso interno 
possível, com a preponderância, já evidenciada ao longo das reuniões, 
da tendência que designamos por "terceira via'^54).

í53) A confirmação da "alteração profunda da linha de orientação do 
República" foi requerida, a 16 de Julho de 1975, pelos seguintes jornalistas: Víctor 
Direito, João Gomes, Eduardo Paz Ferreira, Jaime Gama, Rocha Vieira, Álvaro 
Tavares, Carlos Soares, Artur Alpedrinha, Helena Marques, Jorge Morais, Pedro 
Foyos, Álvaro Guerra, Alberto Arons de Carvalho, João Grego Esteves, Fran­
cisco Bélard da Fonseca, Manuel Arons de Carvalho, Antonia de Sousa, Rui 
Camacho, António Marcelino Mesquita, Nuno Coutinho e Vasco Fernandes. A 
deliberação do Conselho foi tomada a 1 de Outubro de 1975.

(M) O texto integral da "Decisão do Conselho de Imprensa sobre o caso 
República" é do seguinte teor:

"O Conselho de Imprensa tendo analisado os acontecimentos que levaram 
ao encerramento do jornal República e na sequência de uma queixa apresentada 
pelos administradores do referido jornal, drs. Gustavo Soromenho e Raul Rêgo, 
ouviu a Administração, a Direcção e o Conselho de Redacção daquele periódico 
e tomou conhecimento de uma exposição elaborada pela Comissão 
Coordenadora de Trabalhadores do mesmo diário.

Verificou o Conselho de Imprensa ter havido violação da Lei de Imprensa 
vigente:

- ao serem destituídos pela Comissão Coordenadora de Trabalhadores o 
Director e Director-Adjunto da República, uma vez nos termos do n° 2 de art° 
18° e do art0 20° aqueles são "designados pela empresa proprietária com voto 
favorável do Conselho de Redacção";

- ao ser destituída a Chefia da Redacção pela mesma Comissão de 
Trabalhadores, porquanto a alínea c) do art° 19° determina ser da competência 
do Director "a designação do Chefe de Redacção";

- ao ter sido publicado um número do do jornal República com a menção do 
Sr. Álvaro Belo Marques como "Director interino" quando não fora nomeado

530



O caso República — um incidente crítico

O Conselho considerou "ter havido violação da Lei de Imprensa 
vigente", "ao serem destituídos pela Comissão Coordenadora de 
Trabalhadores o Director e Director-Adjunto do República [...]"; "ao ser 
destituída a Chefia de Redacção pela mesma Comissão de 
Trabalhadores "ao ter sido publicado um número do jornal 
República com a menção do Sr. Álvaro Belo Marques como Director 
interino Mas o comunicado retirava com uma mão o que havia 
concedido com a outra, ao avalizar a crítica "à insuficiência da Lei 
perante a evolução do processo revolucionário, particularmente no que 
se refere à participação do conjunto dos trabalhadores da Empresa 
jornalística, na definição e aplicação do Estatuto Editorial dos 
periódicos, sem prejuízo de salvaguarda do direito do povo à liberdade 
de informação e da especificidade da função dos jornalistas na garantia 
desse direito".

para as funções de Director pela empresa proprietária, ouvido o Conselho de 
Redacção (n° 2 do art° 18°).

O Conselho de Imprensa porém, não pode deixar de reconhecer que a 
análise de outras violações da Lei de Imprensa está prejudicada pelo facto de a 
República não ter ainda adoptado publicamente um Estatuto Editorial que, no 
caso das publicações informativas, e segundo o n° 4 do art° 3o "definirá a sua 
orientação e objectivos comprometendo-se a respeitar os princípios 
deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poderem 
prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo 
ou deturpando a informação".

O Conselho de Imprensa tendo ainda tomado conhecimento da intenção 
manifestada pela Administração, Direcção e Conselho de Redacção do jornal 
República de fazer cooperar os restantes trabalhadores na gestão da Empresa e 
de promover a sua participação crítica na orientação do jornal, exprime a 
esperança de que o conflito seja rapidamente sanado por acordo de todas as 
partes envolvidas.

Ao analisar este problema o Conselho reconheceu mais a pertinência de 
algumas críticas que têm vindo a ser feitas à insuficiência da Lei perante a 
evolução do processo revolucionário, particularmente no que refere à 
participação do conjunto dos trabalhadores da Empresa jornalística, na definição 
e aplicação do Estatuto Editorial dos periódicos, sem prejuízo da salvaguarda 
do direito do povo à liberdade de informação e da especificidade da função 
dos jornalistas na garantia desse direito.

O Conselho considera também necessário encontrar estruturas institucionais 
que garantam a liberdade das publicações doutrinárias e o apartidarismo das 
publicações informativas com pelo menos um quarto do capital social na posse 
do Estado ou de outra pessoa colectiva de direito público".

531



Do Estado Novo ao 25 de Abril

O Conselho emitiu, ainda, a opinião de que "a análise de outras 
violações da Lei de Imprensa está prejudicada pelo facto de a República 
não ter ainda adoptado publicamente o Estatuto Editorial".

Será excessivo comentar que o Conselho de Imprensa se ateve 
ao mais escrupuloso legalismo, quando se esquivou a condenar os actos 
da Comissão de Trabalhadores, mas adoptou o anti-legalismo 
revolucionário quando esteve em causa proteger as suas reivindicações 
de controle operário do conteúdo dos jornais?

Talvez não seja.
Desde logo, porque o comunicado do Cl nem sequer tenta res­

ponder à questão essencial. Não cura de averiguar se houve ou não 
houve um assalto ao República, com o objectivo de o submeter ao 
revolucionarismo monocórdico que caracterizava a maior parte da 
imprensa da época(55).

A questão do monolitismo, que tendia a instalar-se na 
Comunicação Social portuguesa, como o próprio Conselho de Imprensa 
veio a reconhecer, no seu relatório sobre os anos 1974 e 1975, nem sequer 
aflora nesta decisão sobre o caso República.

Tão pouco transparece qualquer assomo de indignação perante 
a circunstância de toda uma equipa jornalística ter sido boicotada, 
censurada, sequestrada no local de trabalho e, finalmente, impedida 
de elaborar o seu jornal.

O problema político foi, artificialmente, escamoteado.
Se reflectirmos sobre a sua composição — instituições nele 

representadas e formas de designação dos seus membros —, temos de 
reconhecer que o Conselho traduziu, de forma moderada, o ambiente 
circundante. Não ficou imune, nem seria provável que ficasse, à 
contestação da Lei de Imprensa, nem escapou ao fascínio discreto do 
controle basista da orientação dos jornais, que contagiou áreas 
insuspeitas de simpatias comunistas e atingiu personalidades de 
duvidosa vocação obreirista.

"Sentença" salomónica? Sem dúvida. Por detrás do Conselho 
de Imprensa, perfilava-se — como diria François Mitterrand — o Rei 
Salomão que dava pelo nome opaco de MFA.

(55) Esta omissão corresponde, aliás, à linha defendida por Silva Costa que 
duvidava da "possibilidade de o Conselho estar, neste momento, a dizer que 
há uma tentativa de assalto e de manipulação, mesmo dizendo-o de uma forma 
genérica, sem pôr em causa a sua honorabilidade, pois não possui informações 
no processo que apoiem essas declarações" (acta da reunião do Conselho de 
Imprensa de 27.5.1975. p. 34).

532



O caso República — um incidente crítico

Tipógrafos contra jornalistas

Na vasta polémica, nacional e internacional, sobre o caso 
República assumiu particular relevo a questão de saber a quem com­
pete definir a orientação dos jomáis. A Lei de Imprensa já retirara ao 
Director o exclusivo dessa competência, consagrando o direito de 
participação dos jornalistas através de pareceres a emitir pelo Conselho 
de Redacção. As correntes de esquerda e extrema-esquerda portuguesa, 
conforme ficou patente no debate do Conselho de Imprensa, querem 
mais: a participação, se não mesmo a preponderância, dos trabalhadores 
não jornalistas. A adopção desse critério confere, na prática, o poder 
decisório ao sector gráfico, não só por ser, geralmente, maioritário, mas 
também pela sua permeabilidade ao activismo político.

Na sua formulação mais crua e primária, o problema enunciava- 
se do seguinte modo: "os redactores, como intelectuais, pertencem à 
pequena burguesia, os tipógrafos pertencem ao proletariado, logo os 
segundos têm o direito, mesmo o dever de controlar os primeiros"(56).

(“) Esta formulação é de Rossana Rossanda, conhecida personalidade 
política e intelectual, ligada à esquerda marxista italiana (grupo II Manifesto), 
com o objectivo de caricaturar essa posição. A sua análise é, no entanto, mais 
sofisticada do que as teses da extrema-esquerda portuguesa: "É fácil fazer a 
observação de que não sendo o proletariado a adição dos proletários, não serão 
os tipógrafos deste ou daquele jornal que podem controlar na qualidade de 
classe. Mas é interessante perguntar porquê este problema surgir em 1975 e sob 
esta forma. Lenine, por exemplo, não o conheceu; pelo contrário, teve questões 
com os tipógrafos, os quais contando que garantissem os seus postos de 
trabalho, estavam prontos a imprimir fosse o que fosse. O caso é que hoje em 
dia a divisão entre trabalho manual e intelectual se tomou insuportável, tendo- 
se adquirido a consciência de massa que quem detém a palavra, detém o poder

Rossana Rossanda interrogava-se, também, sobre a solução a adoptar para 
a questão: "Como encontrar uma solução para este problema? Primeiro, 
reconhecendo-o como tal e na sua imensa potencialidade. Em seguida, 
garantindo esta Liberdade de Imprensa [...], através da utilização de 
instrumentos de produção por parte de colectivos intelectuais-manuais 
relativamente homogéneos ou pelo menos capazes de pactuar. Em todo o caso 
o pacto deve tomar em conta um terceiro — imperceptível no local de trabalho 
— e que é o destinatário da informação". (In Que Socialismo? Que Europa? - 
teses apresentadas no colóquio internacional da Intervenção Socialista, Maio de 1976, 
Lisboa, Diabril, 1976, pp. 168-69).

533



Do Estado Novo ao 25 de Abril

Tratava-se, de algum modo, de uma extensão da ideia de "controlo 
operário" que, no caso da empresa jornalística, se alargava da gestão 
económica à orientação dos Meios de Comunicação Social. Para a 
esquerda marxista o problema consistia, afinal, em determinar se os 
"inimigos da Revolução" deveriam ou não ter direito à palavra; se 
assistia às Comissões de Trabalhadores o direito de converterem o 
"controle de gestão" em "censura dos tipógrafos".

Apesar do silêncio acrítico da quase totalidade da imprensa diária 
portuguesa, não tardaram a surgir, entre os próprios intelectuais de 
esquerda, enérgicas contestações desta teoria maximalista. Fernando 
Piteira Santos, por exemplo, que defendia a existência de um "Conselho 
de Redacção mais amplo", que conferisse "uma certa dimensão 
participativa" dos "vários componentes do processo de produção do 
jornal", considerava absurda a possibilidade de os trabalhadores 
gráficos se recusarem a compor ou imprimir determinado texto, pois 
estariam, então, a "fazer censura" e a "agredir política ou 
ideologicamente outra classe sócio-profissional". Piteira Santos 
acrescentava: "[...]Eu penso, por exemplo, no que pode suceder ao gene­
ral Vasco Gonçalves ou ao general Otelo Saraiva de Carvalho ou ao 
almirante Rosa Coutinho no dia em que escreverem um texto qualquer 
manuscrito e a dactilógrafa disser que não está de acordo"(57).

Contrastando com o silêncio cúmplice da generalidade da 
imprensa diária—exceptuava-se o recém-criado Jornal Novo — diversos 
escritores manifestaram repúdio pela nova forma de censura. Entre os 
textos publicados, nessa época, retivemos o testemunho, de muita 
qualidade e sábia ironia, de Augusto Abelaira:

"Grande parte dos trabalhadores de uma dada empresa 
jornalística estão nessa empresa apenas porque não estão noutra... Quero 
dizer com esta banalidade: esses homens poderiam trabalhar numa 
fábrica de rádios se o mercado de emprego os tivesse levado para a 
fábrica de rádios em vez de os ter encaminhado para a empresa 
jornalística. Donde a pergunta: por que razão só os que trabalham numa 
empresa jornalística é que hão-de exercer controlo sobre o jornal e não 
também os outros que só estão numa fábrica de rádios...porque sim? 
Não estaremos a pedir para tais trabalhadores um privilégio 
inadmissível como aquele que têm tido até hoje os jornalistas? O direito 
de exercer um tal controlo provirá apenas do local ocasional onde se 
trabalha? E então proponho que todos os trabalhadores que poderiam

(57) Mesa redonda publicada na revista Flama, em 30.5.1975.

534



O caso República — um incidente crítico

estar em empresas jornalísticas (e que so por acaso não estão lá!) tenham 
voto ácerca do conteúdo dos jornais.

Permita-se-me que vá um pouco mais longe, já que o meu 
propósito é a abolição de todos os privilégios: um jornal não é somente 
o resultado do trabalho daqueles que estão na empresa em que ele é 
escrito, composto, impresso, distribuído. Por exemplo: o jornal utiliza 
papel. E então? Porque desprivilegiar os trabalhadores do papel? Por 
que razão deverão eles ser impedidos de exercer também o seu controlo 
sobre os jornais? E as tintas — não há jornais sem tintas. Excluiremos os 
fabricantes de tintas? Não penso, aliás, que possamos ficar por aqui: 
não há papel sem árvores. E se não vou ao ponto de exigir também que 
as árvores se manifestem, lembro que tratar delas, abatê-las depois e 
não sei o que mais é fundamental para esse produto que é o jornal. Que 
argumento vicioso utilizaríamos para afastar esses homens? O da 
distância a que trabalham? E já que não há papel na empresa jornalística 
se ele não for lá levado...Não me refiro apenas aos camionistas (por 
exemplo), estou a pensar nas estradas e em quem as constrói. Porque 
excluir esses homens que são fundamentais para que possa haver um 
jornal? E quem diz papel diz água, quem diz água diz canalizações... 
Bom. Afastaremos todos esses trabalhadores do controlo dos jornais?

Pára aqui a cadeia que nos levaria aos bancários, aos empregados 
de seguros, que nos levaria a toda a parte. Aos leitores, por exemplo, 
que em Portugal são virtualmente 8 milhões de pessoas (descontem lá 
as crianças e os analfabetos, se quiserem). Sim, admitiremos que os 8 
milhões de leitores, afinal os principais interessados, não controlem o 
conteúdo do jornal?

E tudo isto, à pressa ataviado, para concluir sem ironia: Será 
talvez absurdo privilegiar as redacções jornalísticas, mas não menos do 
que estender esse privilégio àqueles que, por obra do destino mais ou 
menos cego, trabalham num mesmo edifício" í58).

Este debate sobre a organização da empresa jornalística causou 
natural surpresa na Europa Ocidental, onde, nas áreas conservadoras, 
a própria fórmula de participação dos jornalistas na orientação dos 
jornais já era considerada avançada, se não mesmo suspeita de atentar 
contra a liberdade de imprensa(59). Mas os próprios meios de esquerda

(“) Editorial da revista Vida Mundial, em 12.6.1975.
(æ) A respeito da participação de jornalistas e tipógrafos na organização 

da empresa jornalística merece ser tido em consideração, embora se debruce 
essencialmente sobre a imprensa britânica, o artigo de Neil Ascherson, "News­
paper and Internal Democracy", in James Curran (org.), The British Press: a 
Manifesto, Londres, Acton Society Press Group, 1978, pp. 124-137.

535



Do Estado Novo ao 25 de Abril

se dividiram e expressaram o seu desagrado. Os comunistas italianos, 
por exemplo, manifestaram discordância pela conduta do "partido 
irmão" português, através de declarações de Giancarlo Pajetta, 
secretário do Comité Central: "Temos o direito de nos perguntarmos, 
nós os comunistas, se estamos dispostos a aceitar que tipógrafos 
decidam quem há-de ser director de um jornal'^60).

Na extrema-esquerda, as divergências não foram menores. Os 
grupos maoístas e trotskistas dividiram-se, em Portugal e por todo o 
mundo, a propósito do caso República. Houve até uma corrente trotskista 
que reeditou, em defesa da redacção do República, um texto esquecido 
de Trotsky, escrito no México, em 1938, sob o título "A Liberdade de 
Imprensa e a Classe Operária": "...Só os cegos e os fracos de espírito 
podem imaginar que proibir a imprensa reaccionária permitiria que os 
trabalhadores e os camponeses se libertassem da influência das ideias 
reaccionárias"(61)

Seria, no entanto, pura ingenuidade supor que a problemática 
da organização interna da empresa jornalística e da correlação do 
triângulo jornalistas-tipógrafos-administradores constituiu a motivação 
central. Os antagonismos sociais e classistas, mormente entre tipógrafos 
e jornalistas, estiveram presentes no caso República, mas é impossível 
reduzi-lo, como fez o secretário-geral da CGT francesa, a um mero 
"conflito social"(62). Os propósitos eram visivelmente políticos. Todos 
os argumentos serviam desde que permitissem alcançar o objectivo 
desejado: silenciar vozes incómodas, rotuladas de contra- 
revolucionárias.

(œ) Entrevista a Le Nouvel Observateur, 2.6.1975.
(61) O texto foi publicado no boletim Intercontinental Press (edição de 

9.6.1975), editado pelo Socialist Workers Party, organização trabalhista norte­
americana, ligada ao Secretariado Unificado da IV Internacional.

í62) No regresso a França de uma viagem a Lisboa, o sindicalista Georges 
Séguy, secretário-geral da CGT, apresentou o caso República como mera questão 
laborai, procurando, deste modo, negar pertinência à polémica que rapidamente 
alastrou em França (v. Lucien Rioux, Le Nouvel Observateur des bons et des mauvais 
jours, Paris, Hachette, 1982, p. 293).

536



O caso República — um incidente crítico

"O pequeno problema agigantado "

Nem uma linha é consagrada ao caso República no relatório de 
Álvaro Cunhal ao VIII Congresso, que se reporta aos acontecimentos 
desse período^).

Desde o primeiro momento, o PCP procurou calar-se, enquanto 
se queixava de que os outros falavam. Para Cunhal, o caso República 
era "um pequeno problema que foi agigantado", um "incidente como 
o ocorrido no Jornal do Comércio ou na Rádio Renascença"í64).

Numa célebre entrevista concedida a Oriana Fallaci, Cunhal teria 
sido mais franco a propósito do caso República:

"A Imprensa em Portugal é completamente livre, 
ideologicamente autodeterminada. Acompanha o processo 
revolucionário, o que me parece muito bem. Evidentemente, se os 
operários considerarem que um director ou uma redacção são contra- 
revolucionários, têm todo o direito de impedir que essas entidades 
continuem a ocupar tais postos. Têm até mesmo o dever espiritual e 
político de o fazerem. Em qualquer lado do país, os operários podem 
expulsar o director. Foi o que sucedeu no caso República. Os socialistas 
comportaram-se de uma forma histérica, provocaram um escândalo com 
o fim de lembrarem que tinham ganho as eleições. Na realidade, os 
operários revoltaram-se porque a República mais não fazia que publicar 
ataques contra o Partido Comunista, calúnias contra o Partido, críticas 
à revolução. Os operários começaram por censurar os textos que lhes 
pareceram injustos e seguidamente revoltaram-se. E fizeram muito 
bem"(«).

Convém referir, no entanto, que a autenticidade das declarações 
reproduzidas pela jornalista italiana foi, na altura, posta em causa pelo 
PCP. E, por outro lado, na historiografia oficiosa dos comunistas e dos 
seus compagnons de route, o "caso República", transformado em mera 
nota de rodapé, é apresentado como "desvio esquerdista" utilizado pelo 
PS e pela direita para atacar o poder revolucionário. Atente-se por 
exemplo, na versão do jornalista João Paulo Guerra: "Coincidindo com 
os ataques do PS e da direita os esquerdistas desenvolvem acções que

i63) Álvaro Cunhal, A Revolução Portuguesa - O Passado e o Futuro, Lisboa, 
Edições Avante, 1976.

í64) Femando Dil e Carlos Pina, ob. cit., pp. 55-56. 
í65) Jornal do Caso República, 27.3.1975.

537



Do Estado Novo ao 25 de Abril

dão pretexto a esses ataques. Os casos República e Rádio Renascença 
dão pretextos para uma intensa campanha a nível nacional e 
internacional contra a Revolução portuguesa'^66).

No Conselho de Imprensa, em plena crise, o representante do 
PCP, Armando da Silva Carvalho, travou um elucidativo diálogo com 
o administrador do República, Gustavo Soromenho, e o director, Raul 
Rego:

"SILVA CARVALHO — Como representante do Partido 
Comunista Português, e em face das acusações que têm sido feitas de o 
seu partido estar por trás de todas estas manobras que têm sido feitas 
na República, pergunta à administração do jornal se está de facto 
convencida que este partido é mentor ou está por trás das aludidas 
manobras.

GUSTAVO SOROMENHO — Afirma que já havia respondido a 
essa pergunta. Concretiza dizendo que da Comissão Coordenadora de 
Trabalhadores fazem parte pessoas que sabe serem comunistas; há outras 
que não sabe se são ou não. Há portanto pessoas de diversas 
características políticas nessa Comissão e não lhe parece que o Partido 
Comunista tenha maioria na Comissão. Conclui, ainda, que não lhe 
parece que o Partido Comunista tenha tido influência no desenrolar 
dos acontecimentos. O que não quer dizer que haja pessoas desse partido 
que estejam de boas relações com outros e que estejam contra a direcção 
e a administração. Agora se alguma está por detrás das manobras, não 
sabe.

RAUL RÊGO — Acrescenta que, no entanto, o que suscita mais 
irritações, mais reflexões e mais ataques é quando alguma notícia do 
Partido Comunista é passada a segundo plano. A propósito considera 
a injustiça da carta, publicada no Século, da autoria do Eduardo Valente 
da Fonseca, acusando a falta de relevo dada à morte de Pedro Soares, 
quando saíram notícias sobre ela durante quatro dias, com fotografias 
na primeira página.

SILVA CARVALHO — Pergunta se toda a questão da República 
não se poderia compreender como um conflito laborai, visto que são 
intervenientes a administração e os trabalhadores.

GUSTAVO SOROMENHO — Responde que sendo o 
administrador da República, lhe foi pedido pelos trabalhadores para 
ficar no jornal. E de facto o problema é político porque se exige a saída 
do director e do director-adjunto invocando que eles fazem o jogo do 
Partido Socialista"(67). (*)

(*) João Paulo Guerra, Dossier Comunicação, Lisboa, Edições Avante, p. 21. 
(67) Acta da reunião do Conselho de Imprensa de 22.5.1975, pp. 47-49.

538



O caso República — um incidente crítico

Certos depoimentos de militares gonçalvistas procuram ilibar o 
PCP. O coronel Varela Gomes, então responsável pela V Divisão do 
EMGFA, apresenta a caricatura mais exagerada:

"A operação República foi a primeira manobra de envergadura 
lançada pelo PS a partir da conquista da dominância eleitoral/partidária. 
Não resta hoje em dia a menor dúvida, sobre a natureza e os objectivos 
contra-revolucionários dessa operação. Montagem artificiosa, 
provocação sustentada pela administração socialista do jornal e alguns 
serventuários da redacção. Foi comandada, desde o primeiro ao último 
minuto, por intermédio das cúpulas partidárias do PS e do MRPP. Por 
detrás dessa fachada (socialista) estavam os especialistas da 
desestabilização'^68).

O testemunho do então Presidente da República, general Costa 
Gomes, é mais moderado, embora se oriente no sentido de 
responsabilizar a administração do jornal e de reduzir o conflito a mero 
"pretexto" para efeitos externos:

"Os casos República e Renascença foram dois casos tristes numa 
Revolução em que a autoridade efectiva dos órgãos de soberania foi, 
por vezes, bastante precária. Logo que surgiu o conflito República, tanto 
o ministro da Comunicação Social como, posteriormente, o comandante 
do COPCON pretenderam resolvê-lo. Talvez, no entanto, a solução 
encontrada pelo major Arlindo, do COPCON, não tenha sido muito 
feliz, ainda que — não podemos também deixar de o dizer — a 
administração não lhe tenha dado qualquer colaboração válida. 
Infelizmente, no entanto, foi demasiado sobreexplorado, tanto no 
campo, intemo, como sobretudo, intemacionalmente: o capitalismo 
internacional arvorou-se em bandeira de liberdade, servindo de 
excelente pretexto para nos atacar'^69).

A tendência para desculpabilizar o PCP encontrou eco, não só 
entre os propagandistas do "gonçalvismo", mas em certa imprensa 
europeia de qualidade e prestígio. Em França, o tema assumiu 
excepcional relevância, porque a experiência portuguesa influenciava,

i68) Varela Gomes, A Contra-Revolução de fachada socialista, Lisboa, Ler 
Editora, 1981, p. 163.

(æ) Costa Gomes, Sobre Portugal (diálogos com Alexandre Manuel), Lisboa, A 
Regra do Jogo, 1979, p. 75.

539



Do Estado Novo ao 25 de Abril

de perto, o debate acerca da "unidade" entre socialistas e comunistas, 
que se encontrava na ordem do dia.

A teoria dos jornalistas e correspondentes de Le Monde atribuía 
influencia predominante à extrema-esquerda na movimentação dos 
trabalhadores e acusava o PS de "partidarização" do jornal

José Rebelo, então correspondente em Lisboa do jornal fundado 
por Beuve-Méry, numa entrevista concedida por altura do conflito, 
afirmou:

"Parece-me ser extraordinariamente simplista, é o menos que se 
pode dizer, atribuir ao PCP uma influência fundamental e decisiva na 
luta que se desencadeou no jornal.

O problema é muito mais complexo. Isto é mais uma reacção a 
um jornal que tinha sempre assumido uma atitude e que depois, por 
várias circunstâncias, se tomou o porta-voz de um tínico partido.

Isto gerou uma reacção dentro do jornal. No entanto, quero 
ressaltar que o PS não protestou pelo que estava a acontecer no jornal, 
mas sim porque pensava que a sua influência estava em jogo'^70).

Dominique Pouchin, enviado especial a Portugal, sustentou, 
numa entrevista com Mário Soares:

"Pode-se defender uma tese diferente: o conflito, iniciado por 
operários hostis à orientação julgada muito 'partidária' do República, 
surpreendeu a direcção do PCP. Subestimando a amplitude que o caso 
podia tomar — e cometendo aí um grave erro de apreciação — a direcção 
do PCP reagiu de forma muito 'clássica' para quem conhece os reflexos 
tradicionais dos comunistas quando uma 'luta' começa sem eles: 
tentaram recuperá-la. Numa segunda fase, muito breve, o PCP coloca­
se então na primeira linha. Não lhe foi preciso muito tempo para 
perceber todos os perigos da nova posição e, compreendendo que a 
história do República lhe iria trazer mais prejuízos que vantagens, 
recuou. Sem no entanto chegar nunca ao ponto de condenar a 'operação', 
pois sabe perfeitamente que uma 'base radical', agrupada ao redor da 
Comissão de Trabalhadores, e abrangendo por vezes as suas próprias 
tropas, é sensível aos argumentos da extrema-esquerda revolucionária, 
muito em evidência no desenrolar do conflito'^71).

f70) Fernando Dil e Carlos Pina, ob. cil., p. 35.
f71) Mário Soares, ob. cit., p. 142.

540



O caso República — um incidente crítico

Soares comentou, nos seguintes termos, a interpretação do 
jornalista francês:

"A análise contém mais de um elemento justo e aborda, no fim 
de contas, a questão essencial da aliança contranatura entre o Partido 
Comunista e os esquerdistas, que será, com efeito, a partir do caso 
República, uma constante da política portuguesa. Mas as premissas estão 
erradas: convenço-me que o PCP foi o instigador número um dessa 
'pseudoluta'. Com efeito, eles nunca digeriram bem a tomada de posição 
maioritária dos socialistas na empresa quando Carvalhão Duarte 
abandonou o República. Desde essa época, Cunhal e os seus amigos 
nunca mais renunciaram a sabotar o utensílio que eles não puderam 
dominar e que permitiu à corrente democrática e socialista manifestar 
todo o seu vigor sob o fascismo.

Julgaram possível reeditar no República aquilo que tinham feito 
no Diário de Notícias. Pensaram que nós iríamos protestar, mas nunca 
imaginaram que estávamos decididos a bater-nos até ao último cartucho 
pelo que considerávamos ser a nossa liberdade e a de todo o Povo 
Português. Os comunistas tinham um plano, elaborado e aprovado ao 
mais alto nível, para nos amordaçar e destruir. Acerca disso não pode 
haver dúvida alguma. O primeiro director nomeado para o República 
pela Comissão de Trabalhadores foi Álvaro Belo Marques, de quem toda 
a gente conhece as simpatias comunistas. É sintomático'^72).

A estratégia da neutralização

Que concluir, perante tanta versão contraditória, acerca do grau 
de envolvimento do PCP no caso República?

André Fontaine, ao procurar interpretar o conflito, na 
perspectiva da história da détente na Europa, preferiu enunciar a dúvida 
do que tomar posição: "Mário Soares ficou sempre convencido de que 
o PCP foi o instigador do conflito, embora, segundo outra interpretação, 
a extrema-esquerda é que tenha montado a operação, não tendo os 
comunistas querido condená-la com receio de se deixarem ultrapassar 
pela esquerda"(73).

A prudência de Fontaine tem razão de ser. As versões 
contraditórias abundam. Os documentos e declarações do PCP

Ç1) Mário Soares, ob. cit., pp. 142-143.
O André Fontaine, Un seul lit pour deux rêves, Paris, Fayard, 1982, p. 363.

541



Do Estado Novo ao 25 de Abril

escasseiam. No entanto, os dados de que dispomos permitem-nos ir 
mais longe que o jornalista francês, mesmo com a ressalva de que 
possam ter-se manifestado divergências no interior do partido de 
Cunhal. Em todo o caso, a vida interna dos partidos comunistas é um 
mistério insondável que não deve inibir-nos de interpretar os seus 
actos(74).

No caso República, o PCP não conseguiu impor o triunfo da sua 
estratégia, mas tão pouco se confinou ao angélico papel de vítima da 
extrema-esquerda, como pretendeu fazer crer para minimizar os efeitos 
negativos no plano intemo e externo.

Nas suas linhas gerais, o PCP seguiu uma estratégia negativa, que 
pretendia a neutralização do República. Nisso se distinguia da extrema- 
esquerda, que visava o imediato controlo do jornal. Menos ambiciosa, 
tácticamente prudente, a corrente gonçalvista contentava-se, ao menos 
na primeira fase, com o silenciamento.

Numa altura em que a maior parte da Imprensa portuguesa — 
com raras excepções como o Expresso e Jornal Novo (recém-criado), O 
Comércio do Porto e poucas mais — se encontrava controlada pelo PCP 
e aliados ou, pelo menos, neutralizada na sua perspectiva, o que 
significava que não se atrevia a criticar o governo de Vasco Gonçalves, 
o República era uma incómoda excepção. A poucos dias da abertura da 
Assembleia Constituinte, que seria hostilizada, de forma sistemática 
pela imprensa gonçalvista e da extrema-esquerda, não era indiferente 
ao PCP a linha crítica adoptada pelo jornal de Raul Rêgo. Em 
declarações proferidas na época, Salgado Zenha correlacionou os dois 
acontecimentos: "A tentativa de calar o República tem como objectivo 
calar a própria Assembleia Constituinte"(75).

Jornalista, socialista, protagonista da crise, Álvaro Guerra disse, 
numa entrevista datada de 1984, que não há ’’muitos mistérios acerca 
do caso República

"DN - Foi um golpe do Partido Comunista ou um golpe de 
extrema-esquerda?

(74) A este propósito, José Rebelo parece sustentar tese diversa, ao afirmar 
que "só a consulta dos arquivos do Partido Comunista, o que, diga-se de 
passagem, se afigura para já uma autêntica quimera, poderá resolver a 
controvérsia", in Mário Mesquita e José Rebelo (orgs.), O 25 de Abril nos media 
internacionais, Porto, Afrontamento, 1994, p. 99.

C5) Declarações ao Jornal do Caso República, 29.5.1975.

542



O caso República — um incidente crítico

A G - Penso que foi as duas coisas. O Partido Comunista, nessa 
altura, em certos casos era o motor e noutros andava a reboque. Mas eu 
penso que teve um papel importante. Se o Partido Comunista não 
quisesse destruir o República, o República não teria sido destruído. É a 
minha profunda convicção"(76).

Dominique Pouchin, num texto igualmente publicado em 
1984(77), reexaminou o "caso República" numa perspectiva diversa 
daquela que possuía na altura em que o relatou e comentou em Le 
Monde(78). Acerca do conflito no República, Pouchin escreve 
nomeadamente: "[...]Na primavera de 1975, a tomada do velho jornal 
republicano (e não "socialista") por uma comissão de trabalhadores, 
vagamente mao-populista, representa uma autêntica viragem no 
processo, como se dizia então. Essa viragem revelava, através do silêncio 
cúmplice do PCP, a pouco importância que Cunhal julgava poder 
atribuir a uma liberdade essencial..."(79).

O PCP ponderava os riscos de uma tentativa directa de 
apropriação do jornal, mas não recuava quanto ao objectivo de silenciar 
uma voz crítica. A saída dos jornalistas comunistas do República, antes 
da fase aguda do conflito, corresponde às duas preocupações: 
desvincular o PCP, em termos de opinião pública, de qualquer propósito 
de controlo da redacção; deixar mãos livres aos gráficos da Comissão 
de Trabalhadores para desencadearem o assalto. * 1

(76) Entrevista concedida a Antonia de Sousa e publicada no Diário de 
Notícias, 11.3.1984.

177) Trata-se do prefácio a Gérard Filoche, Printemps Portugais, Paris, Edi­
tions Acteon, 1984, pp. 9-14.

178) Dominique Pouchin repensa, nesse texto, toda a sua actividade 
enquanto enviado especial a Portugal, em 1974-75, afirmando designadamente: 
"Eu era militante, trotskista [...], quando le Monde me enviou a Portugal no 
início do mes de Março de 1974 [...]. Voltei lá cerca de vinte vezes no espaço de 
dois anos [...] Eu era militante, mas já não o sou, mas sou, mais do que nunca, 
jornalista...", George Filoche, ob. cit., p. 9. No mesmo sentido se orienta o seu 
depoimento, intitulado "O último teatro leninista", em Mário Mesquita e José 
Rebelo (orgs.), ob. cit, pp. 179-183.

C9) In George Filoche, ob. cit., p. 13. Ao contrário de Dominique Pouchin, o 
correspondente de Le Monde em Lisboa, no período pós-revolucionário, José 
Rebelo, mantém, vinte anos depois, uma interpretação próxima daquela que o 
"seu" jornal sustentou na época (v. o estudo intitulado 'Imagens de um pretérito 
imperfeito", in Mário Mesquita e José Rebelo (orgs.), O 25 de Abril nos media 
internacionais, Porto, Afrontamento, 1994, pp. 79-133).

543



Do Estado Novo ao 25 de Abril

Para obter a neutralização política do República, o PCP terá 
admitido dois cenários: forçar os socialistas a aceitarem uma tutela 
político-militar de carácter unitário, através do MFA(80); ou, em 
alternativa, radicalizar o conflito no interior da empresa, com vista ao 
seu encerramento e à cessação da publicação do jornal

A primeira hipótese revelou-se inexequível, porque os socialistas 
não quiseram encará-la. O segundo cenário também falhou, porque a 
extrema-esquerda reabriu o jornal, transformando-o num órgão de 
propaganda revolucionária.

O próprio objectivo de reduzir os socialistas ao silêncio não foi 
atingido. Numa primeira fase, os redactores expulsos da velha casa da 
Rua da Misericórdia publicaram o Jornal do Caso República. A história 
desta publicação de luta não é menos elucidativa acerca da estratégia 
comunista do que o próprio caso República.

O Sindicato das Artes Gráficas, afecto ao PCP, desencadeou 
pressões sobre os tipógrafos das empresas onde o jornal era composto 
e impresso. Ameaças de represálias de natureza vária levaram a que os 
nove números do Jornal do Caso República{81) tivessem saído de seis 
tipografias diferentes, desde as oficinas de O Setubalense, onde a 
impressão foi impedida já com a rotativa a funcionar, até às da Gazeta 
do Sul, no Montijo, onde os delegados do sindicato forçaram a quatro 
votações sucessivas em plenário de trabalhadores, até obterem maioria 
favorável aos seus desígnios. Mas foram em vão os esforços para 
impedir a publicação do Jornal do Caso República. E, a 25 de Agosto, 
surgiu o primeiro número do vespertino A Luta, dirigido por Raul Rego, 
à frente da equipa saneada do República.

O embaraço dos eurocomunistas

O caso República causou espanto na Europa e no Mundo. Evocava 
episódios longínquos da história das revoluções: a Rússia de 1917; o

(®°) Tenha-se presente o já referido testemunho do capitão Diniz de 
Almeida.

(81) O Jornal do Caso República foi publicado, em francês, como suplemento 
do Quotidien de Paris, dirigido Phillipe Tesson, o que gerou grande polémica, 
originando depois a publicação de uma edição francesa do República de extrema- 
esquerda, por iniciativa de militantes do PSU, da OCR e de diversos outros 
grupos esquerdistas.

544



O caso República — um incidente crítico

golpe de Praga de 1948... Discursando em Nova Iorque, em 9 de Julho 
de 1975, Alexander Soljenitsine classificou o processo português de 
"espécie de caricatura" dos acontecimentos soviéticos. "Que ironia: 
dizem-nos que os socialistas ganharam as eleições e que Soares está à 
frente dos vencedores — afirmou o autor do Arquipélago de Gulag — 
mas isso não impede que lhe tenham suprimido o seu jornal. Tomem 
nota: suprimiram o jornal do chefe do partido vencedor!"(82).

Ao contrário do que sucedeu em órgãos de informação 
controlados por forças de direita, susceptíveis de serem acusadas de 
conúbio com o antigo regime, o "caso República" não podia ser 
apresentado à opinião pública, interna e externa, como uma acção 
dirigida contra um grupo de reaccionários.

A solidariedade internacional não se confinou aos meios 
conservadores e moderados. Atingiu a esquerda e, até, a extrema- 
esquerda.

O padre Hastings, um dos missionários brancos de Moçambique, 
que denunciara o massacre de Wiriamu, escreveu numa carta ao Times: 
"Se os senhores querem um golpe de direita, esta é a maneira de 
prepará-lo: atacar os socialistas e o PPD, silenciar o República e o Ex­
presso, jogar na imaturidade política do povo português, alienar o Norte 
rural, a classe média, a Igreja. Que trágica conclusão seria esta para 
uma das mais espléndidamente humanas revoluções da História!'^83).

Em Le Nouvel Observateur, o enviado especial René Backman 
escrevia: "Numa imprensa que, com poucas excepções, não mudara 
com o 25 de Abril, louvando o novo regime tão monocordicamente 
como tinha louvado o antigo, o República fazia, é certo, ouvir a voz do 
Partido Socialista — grande parte dos seus redactores eram militantes 
ou simpatizantes e Raul Rêgo foi eleito deputado socialista — mas 
sobretudo continuava uma tribuna livre e crítica, aberta nomeadamente 
à extrema-esquerda'^84).

François Mitterrand, então primeiro-secretário do PS francês, na 
oposição, anotava no seu diário político referente a 26 de Maio:

"Publicava-se em Lisboa até há poucos dias um jornal que tinha
o belo nome de República. Este jornal era socialista. Resistira durante

(82) Alexander Soljenitsine, Discours Américains, Paris, Editions du Seuil, 
1975, pp. 61-62.

(83) Citado pelo jornal do Caso República, 3.6.1975.
(84) Citado pelo Jornal do Caso República, 31.5.1975.

545



Do Estado Novo ao 25 de Abril

quarenta anos aos golpes dos ditadores: censura, suspensões e, de vez 
em quando, prisão dos seus redactores. A liberdade escrevia-se em Por­
tugal com quatro sílabas. Mas o República já não existe. O seu director, 
Raul Rêgo, hóspede habitual dos cárceres salazaristas, foi sequestrado 
no seu próprio gabinete e a tipografia ocupada por um comando de 
operários que os socialistas portugueses suspeitam ter sido mobilizado 
por iniciativa do Partido Comunista. Rei Salomão de olho vesgo, o 
Movimento das Forças Armadas pronunciou a sua sentença selando as 
instalações. Adeus, liberdade de imprensa! A não ser que prestemos 
todos auxílio à democracia em perigo. Os partidos comunistas de Itália 
e de Espanha já condenaram a operação. A atitude do Partido Comunista 
Francês é mais embaraçada. Ora, a liberdade de expressão inscreve-se 
na primeira linha dos direitos elementares. O caso República é simples, 
muito simples, deste ponto de vista. Talvez demasiado simples: com 
efeito, só podemos responder à questão que ele levanta por meio de 
um sim ou de um não" (85).

Em França, o debate subiu de tom. Discutiam-se os problemas 
franceses por interposto exemplo português. Os socialistas estavam 
solidários — à exçepção da ala esquerda (CERES) — com os seus 
companheiros portugueses, mas o PCF hesitou entre a razão e a emoção, 
entre comprometer a reputação eurocomunista e manifestar 
solidariedade a Álvaro Cunhal.

"O caso República, mais do que qualquer outro incidente da 
Revolução Portuguesa — escreve o investigador Alex Macleod — 
tornou evidentes as complexas relações entre os interesses nacionais e 
internacionais dos partidos comunistas italiano e francês'^86). Enquanto 
os comunistas espanhóis e italianos se distanciavam do gonçalvismo, os 
seus irmãos franceses procuravam, timidamente, justificar Cunhal e 
minimizar o caso. Sabe-se, no entanto, que desaprovavam, em privado, 
a conduta do PCP, mas só dois meses depois do assalto ao República, a 
imprensa oficial do PCF começou a tomar as suas distâncias(87).

(85) François Mitterrand, L'Abeille et L'Architecte, Paris, Flamarion, 1978, p. 
49 (Trad, portuguesa, As Janelas da Memoria, Lisboa, Bertrand, 1983, p. 126).

(86) V. Alex Macleod, "The French and Italian Comunist Parties and the 
Portuguese Revolution", in Lawrence S. Graham and Douglas L. Wheeler 
(orgs.), In Search of Modem Portugal - The Revolution and its consequences, Wis­
consin, The University of Wisconsin Press, 1983, p. 308.

(87) Alex Macleod, oh. cit., pp. 308-310.

546



O caso República — um incidente crítico

A derrapagem histórica

Na imprensa da esquerda não-comunista, causou surpresa a 
atitude do Le Monde, expressa num editorial de Jacques Fauvet e na 
correspondência de Dominique Pouchin e José Rebelo. Num estudo 
elaborado pelos historiadores Jean-Noël Jeanneney e Jacques Julliard, 
estas análises sobre a Revolução portuguesa foram incluídas, a par do 
tratamento jornalístico do Cambodja e da China maoísta, entre as 
"derrapagens" que colocaram o jornal fundado por Hubert Beuve-Méry, 
contra a sua tradição, em situação de "divórcio com o socialismo 
democrático e muito próximo das posições do socialismo 
autoritário" (88).

Num célebre editorial intitulado "Revolução e Liberdade", 
Fauvet recusa tanto a interpretação comunista (mero conflito de 
trabalho) como a socialista (atentado à liberdade)(89). Reconhecendo 
que "os socialistas têm alguma razão para temer que o PCP ou os grupos 
esquerdistas controlem o conjunto dos meios de informação", o 
editorialista do Le Monde coloca as seguintes questões:

"O atraso cultural de um País, um longo período de ditadura e 
obscurantismo, tomam difícil a aplicação imediata e sem nuances de 
uma liberdade de expressão que tende muitas vezes a exercer-se em 
benefício dos nostálgicos do passado ainda instalados no aparelho. Em 
Portugal, a liberdade de Imprensa, de que se reclamam os socialistas, 
não tem dois anos de vigência e nem todos os seus beneficiários a 
utilizam sem reserva mental. É, pois, grande a tentação de atribuir à 
Informação, prioritariamente, uma missão educativa, sem a qual a 
revolução seria travada ou teria de impor-se pela força. Nem sempre a 
liberdade é invocada inocentemente. [...] O verdadeiro problema não 
residirá em saber se, ao permitir a todos o uso da liberdade, não se 
permite, de facto, que alguns dela abusem?'^90).

(“) Jean-Noël Jeanneney e Jacques Julliard, Le Monde de Beuve-Méry où le 
métier d'Alceste, Paris, Seuil, 1979, p. 294.

í89) Num livro-panfleto contra a orientação de Le Monde, nesse período, o 
jornalista Michel Legris dedicou 21 páginas a rebater, frase a frase, a 
argumentação de Jacques Fauvet nesse discutidíssimo editorial (v. Michel 
Legris, Le Monde tel qu'il est, Paris, Plon, 1976, pp. 97-118).

H In Le Monde, 21.6.1975.

547



Do Estado Novo ao 25 de Abril

As dúvidas de Le Monde suscitaram reacções indignadas da 
esquerda socialista. Edgar Morin publicou, em Le Nouvel Observateur, 
um notável artigo contra a tese sustentada no editorial de Fauvet:

"Se a revolução avança à custa da sufocação da Imprensa, volta 
costas à esperança de um socialismo original à portuguesa e dirige-se, 
de modo cada vez menos original, para um modelo monótono do 
socialismo de aparelho [...]. O estado de sítio tomou-se o sítio do Estado.

[...] Devemos reaprender que a liberdade impede, não o 
proletário de comer, mas o tirano de dormir. A ideia de que é necessário 
pagar com uma privação de liberdade a aquisição de um pouco de 
igualdade deve ser denunciada como um mito reaccionário"(91).

Noutro quadrante político — mais exactamente, à direita — 
Raymond Aron também interveio na polémica sobre o República e 
deixou-nos sinal desse debate nas "Memórias" editadas pouco antes 
da sua morte:

"[...] Um incidente do período revolucionário originou um de­
bate sobre a liberdade de Imprensa. O jornal República, hostil aos 
comunistas e próximo dos socialistas, deixou de se publicar; os operários 
da empresa transformaram-se em censores dos jornalistas. Dado que, 
nessa altura, os comunistas já controlavam os sindicatos e, pelo menos 
parcialmente, a rádio e a televisão, enquanto os jornais nacionalizados 
corriam também o risco de perder a sua autonomia, o caso República 
assumiu um valor simbólico, mesmo que a acção dos operários não 
tenha sido, talvez, liderada pelo PCP. Eu tinha comentado o caso 
República e um artigo do Monde — na coluna da esquerda da primeira 
página — também analisou o tema. Esse bulletin concluía com a seguinte 
frase: 'seria justo que os socialistas portuguesas tivessem a possibilidade 
jurídica de terem um diário, mas é exacto observar que os socialistas 
franceses não têm a possibilidade económica de possuírem um 
quotidiano".

Considerei esta comparação hipócrita e mentirosa: 'o RPR 
também não possui qualquer diário de grande tiragem; quanto ao PSF, 
Le Monde serve-o melhor do que serviu no passado ou serviria no futuro 
um novo Populaire'.

'Em qualquer caso, a França não é Portugal, tal como o Chile 
não é a França. Os socialistas exprimem-se, sem limitações, na rádio, na 
televisão, nos jornais — e ainda bem que assim é. Eles não possuem

(91) In Le Nouvel Observateur, 30.6.1975.

548



O caso República — um incidente crítico

nenhum grande jornal parisiense, porque nenhum partido — nem a 
UDR, nem os republicanos independentes — o têm'.

Jacques Fauvet replicou no dia 1 de Julho, ao meu artigo de 23 
de Junho, 'II n'y a pas de quoi rire', respondendo, simultaneamente, a 
Edgar Morin que tinha defendido, apaixonadamente, a liberdade de 
Imprensa [...] Não desejo fatigar o leitor reproduzindo no todo ou em 
parte esse longo artigo, tortuoso, falsamente modesto, obscuro em 
função de tantas cautelas, exemplo típico dos defeitos mais 
característicos do próprio Fauvet do que dos redactores de Le Monde[...] 

Em resposta a J. Fauvet, limitei-me a uma curta anotação:
'Se o sr. Fauvet e Le Monde se tivessem limitado a escrever que 

uma revolução, na sua primeira fase, não se pode dar ao luxo de certas 
liberdades, eu teria admitido que isso aconteceu, por vezes, no passado 
e que valia a pena debater o assunto. O que me parece escandaloso é 
procurar uma justificação para o caso português numa situação francesa 
totalmente diversa. Em vez de inventar, já fora de tempo, a legitimidade 
revolucionária, porque não colocou o sr. Fauvet a única questão 
importante: a revolução do MFA conduz a uma Imprensa que reflecte 
as diversas correntes de opinião, ou a uma Imprensa de tipo 
soviético?"^92).

Pelo seu lado, Jean Daniel, director de Le Nouvel Observateur, que 
manteve uma acerba polémica com L'Humanité (órgão central do PCF), 
a propósito do "processo português", baseou a sua argumentação em 
pressupostos diferentes, conforme ele próprio relatou a posteriori:

"[...] Pela minha parte tive, em primeiro lugar, uma reacção de 
oposição portuguesa. Surpreendeu-me que o redactor do Monde tenha 
apresentado como nostálgicos do passado fascista, cujo desígnio oculto 
consistia em travar a revolução, os jornalistas do único diário que não 
foi subsidiado pelos bancos, nem pelo Estado, enfim, do único diário 
de que se poderia dizer que era verdadeiramente livre. As objecções 
que me pareceu necessário fazer ao Monde continham implícita, no 
entender de alguns, a ideia de que eu me teria resignado a aceitar que a 
liberdade de Imprensa trazida pela revolução portuguesa fosse 
reservada apenas aos revolucionários. Um dos meus amigos fez-me 
notar que, dessa forma, eu defendia mais a honra revolucionária dos 
dirigentes do República do que o princípio da liberdade. Afinal, repliquei, 
não era essa a situação que tínhamos conhecido em França, após a 
libertação, com a proibição dos jornais publicados durante a ocupação? 
Não era necessário reconhecer que os meios técnicos e económicos

í92) Raymond Aron, Mémoires, Paris, Julliard, 1983, pp. 599-600.

549



Do Estado Novo ao 25 de Abril

indispensáveis para produzir e vender um jornal marcam a diferença 
entre a liberdade de expressão e a liberdade de Imprensa? Não é 
conveniente evitar que os meios adequados a formar a opinião fiquem 
na posse dos únicos que dispõem de recursos necessários ao seu 
financiamento? O debate respeitava a toda a Imprensa, sem procurar 
justificar, de forma alguma, o artigo do Monde. Mas introduzia nuances 
e, a meu ver, enriquecia, os argumentos dos meus amigos'^93).

O debate internacional não foi menos vivo e acalorado que a 
polémica intema. Talvez tenha sido, mesmo, mais rico. O que não deve 
ser motivo de estranheza: na imprensa portuguesa, apesar das 
trombetas e clarins da propaganda política, começavam a criar-se certas 
zonas de silêncio.

Em pleno período pós-revolucionário, o caso República constituiu 
aquilo a que os estrategistas chamam um "incidente crítico", ou seja, 
um desses conflitos imprevisíveis que subitamente emergem, 
influenciando decisivamente o curso dos acontecimentos.

O confronto no vespertino de Lisboa significou — se me é 
permitido pedir a palavra emprestada aos analistas — uma espécie de 
condensação de múltiplas imagens, como se várias representações 
associadas ao "processo revolucionário em curso" subitamente 
convergissem numa só imagem forte: a "tomada" pelos tipógrafos 
revolucionários — protegidos pelas tropas de Otelo — da velha 
redacção da Rua da Misericórdia.

Bibliografia

1. Publicações oficiais

Conselho de Imprensa, A Imprensa escrita em Portugal —Abril de 1974 a 
Julho de 1976, Lisboa, Edição do Conselho de Imprensa — 
Assembleia da República, 1979.

Conselho de Imprensa, Comunicados publicados 1975-1983 (textos 
dactilografados).

Conselho de Imprensa, Actas das reuniões relativas aos dias 20,22,26 
e 27 de Maio de 1975.

(93) Jean Daniel, L'Ére des Ruptures, Paris, Bernard Grasset, 1979.

550



O caso República — um incidente crítico

Diário da Assembleia Constituinte.
Diário da Assembleia da República, II Legislatura, 2a Sessão Legislativa 

(1981-1982), I e II Série.
Ministério da Comunicação Social, Lei de Imprensa - Projecto, Lisboa,

1974.

2. Imprensa

Capital (A)
Diário de Notícias
Expresso
Flama
Informaçáo e análise 
Jornal (O)
Jornal do Caso República 
Jornal Novo 
República 
Século (O)
Vida Mundial

3. Livros

ALMEIDA MARTINS, Luís, CÁCERES MONTEIRO, Carlos e VAZ, 
João—Por onde vai Portugal?, Fundão, Jornal do Fundão Editora,
1975.

ALMEIDA, Dinis de—Ascensão, Apogeu e Queda do MFA, 2 vols.,Lisboa, 
Edições Sociais, s.d.

ALTHUSSER, Louis e REBELO, Luís Francisco — Cartas sobre a 
Revolução Portuguesa, Lisboa, Seara Nova, 1976.

ARONS DE CARVALHO, Alberto — A Censura e as Leis de Imprensa, 
Lisboa, Seara Nova, 1975.

BARÃO DA CUNHA, Manuel —Radiografia Militar, Lisboa, Editorial 
O Século, 1975.

COSTA, Francisco S. e RODRIGUES, António P. (orgs.) — O Caso 
República, Lisboa, Edição dos Autores, 1975.

COSTA GOMES, Francisco — Sobre Portugal (Diálogos com Alexandre 
Manuel), Lisboa, A Regra do Jogo, 1979.

CRATO, Nuno — Comunicação Social - A Imprensa, Lisboa, Editorial 
Presença, 1983.

551



Do Estado Novo ao 25 de Abril

CUNHA REGO, Victor e MERZ, Friedhelm (orgs.) — Liberdade para 
Portugal (com a colaboração de Mário Soares, Willy Brandt e Bruno 
Kreisky), Lisboa, Bertrand, 1976.

CUNHAL, Álvaro — A Revolução Portuguesa - O Passado e o Futuro, 
Lisboa, Edições Avante, 1976.

DANIEL, Jean — L'Ére des Ruptures, Paris, Grasset, 1979.
DIL, Fernando e PINA, Carlos (orgs.) — Operação República, Lisboa, 

Edições Terceiro Mundo,1975.
FILOCHE, Gérard — Printemps Portugais, Paris, Editions Acteon, 1984,
FONTAINE, André — Un seul lit pour deux rêves, Paris, Fayard, 1982.
FREIRE ANTUNES, José — O Segredo do 25 de Novembro, Lisboa, Europa 

América, 1980.
FRÉMONTIER, Jacques — Portugal, les points sur les ii, Paris, Éditions 

Sociales, 1976, (Trad, portuguesa Portugal: os pontos nos ii, Moraes 
Editora, 1976).

GOMES MOTA, José — A Resistência (Subsídios para o estudo da crise 
político-militar do Verão de 1975), Lisboa, Edições Jornal Expresso,
1976.

GONÇALVES, Vasco—Discursos, Conferências, Entrevistas, Lisboa, Seara 
Nova, 1977.

GRAHAM, Lawrence e WHEELER, Douglas (orgs.) — In search of Mo­
dem Portugal - The Revolution and its consequences, Winsconsin, 
The University of Wisconsin Press, 1983.

GUERRA, João Paulo — Dossier Comunicação, Lisboa, Edições Avante, 
1981.

HUC, Marie-Agnès — Démocratie: mode d'emploi? La presse portugaise et 
la Révolution des Oeillets - Avril 1974 - Novembre 1975 ("mémoire 
de licence en Histoire Contemporaine"), Genève, Université de 
Genève, Faculté de Lettres (Département d'Histoire Générale), 
1991 (texto policopiado).

Intervenção Socialista — Que Socialismo? Que Europa? -teses apresentadas 
no colóquio Internacional da I.S. (Maio de 1976), Lisboa, Diabril, 
1976.

JEANNENEY, Jean-Noel e JULLIARD, Jacques — Le Monde de Beuve- 
Méry ou le Métier d'Alceste, Paris, Éditions du Seuil, 1979.

JÚDICE, José Miguel — Do voluntarismo na Revolução Portuguesa, 
Coimbra, Edição do Autor, 1976.

KUNTZ, Joelle — Les Fusils et les Armes - Le Portugal d'Aujourd'hui, Paris, 
Denõel, 1975.

LEGRIS, Michel —Le Monde tel qu'il est, Paris, Plon, 1976.

552



O caso República — um incidente crítico

LOURENÇO, Eduardo — Os militares e o poder, Lisboa, Editora Arcádia, 
1975.

— O Fascismo nunca existiu, Lisboa, D. Quixote, 1976.
LUCAS PIRES, Francisco — A Bordo da Revolução, Lisboa, Selecta, s.d.
MARTINS GARCIA, José —O Medo, Angra do Heroísmo, Edição da 

Secretaria Regional da Educação e Cultura, 1981.
MAXWELL, Kenneth (org.) — The Press and the Rebirth of Iberian De­

mocracy, Connecticut, Greenwood Press, 1983.
MEDEIROS FERREIRA, José — Ensaio Histórico sobre a Revolução do 25 

de Abril, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1983.
MESQUITA, Mário e REBELO, José (orgs.), O 25 de Abril nos media 

internacionais, Porto, Afrontamento, 1994.
MITTERRAND, François — L'Abeille et L’Architecte, Paris, Flamarion, 

1978 (tradução portuguesa: As Janelas da Memoria, Lisboa, 
Bertrand, 1983).

NEVES, Orlando — Textos Históricos da Revolução, Lisboa, Diabril, 1975.
OLIVEIRA, César de — Os Anos Decisivos Portugal 1962-1985 - Um 

testemunho, Lisboa, Presença, 1993.
PALMA FERREIRA, João — Diario, vol. II. 1972-1976, Lisboa, Europa 

América, 1977.
PERRONE, Femando Leite — A Luta Pelo Controle da Comunicação So­

cial em Portugal - 1974-1993 (tese para concurso público para 
obtenção do título de Professor Livre-Docente), São Paulo, 
Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de 
S.Paulo, 1994 (texto policopiado).

RAMA, M. Manuela de S. e PLANTTER, Carlos—Melo Antunes - Tempo 
de serfirme,Lisboa, Liber, 1976.

REIS, Miguel — Legislação da Comunicação Social Anotada, Coimbra, 
Coimbra Editora, 1980.

RIOUX, Lucien — Le Nouvel Observateur des bons et des mauvais jours, 
Paris, Hachette, 1982.

RODRIGUES, Avelino, BORGA, Cesário e CARDOSO, Mário — Portu­
gal depois de Abril, Lisboa, Edições de António dos Reis, 1976.

SANCHES OSÓRIO, José — O equívoco do 25 de Abril, Lisboa, Editorial 
Intervenção, 1975.

SILVA LOPES, Victor — Constituição da República Portuguesa (anotada), 
Lisboa, Edição do autor, 1977 (4a edição).

SOARES, Mário — Portugal: Que revolução (Diálogo com Dominique 
Pouchin), Lisboa, Perspectivas e Realidades, 1976.

SOLJENITSINE, Alexandre — Discours Américains, Paris, Seuil, 1975.

553



Do Estado Novo ao 25 de Abril

SPÍNOLA, Antonio de—Ao Serviço de Portugal, Lisboa, Ática- Bertrand, 
1976.

— País sem Rumo, Lisboa, Editorial Scire, 1978.
ZENHA, Francisco Salgado — Por urna política de concordia e grandeza 

nacional, Lisboa, Perspectivas e Realidades, 1976.

4. Artigos

ASCHERSON, Neil — "Newspaper and Internal Democracy", in James 
Curran (orgs.), The British Press: a Manifesto, Londres, Acton So­
ciety Press Group, 1978.

BALSEMÂO, Francisco Pinto — "Democracy and Authoritarism and 
the Role of the Media in Portugal", in Kenneth Maxwell, The 
Press and the Rebirth of Iberian Democracy, Connecticut, Green­
wood Press, 1983.

MCLEOD, Alex — "The French and Italian Communist Parties and 
the Portuguese Revolution", in Lawrence Graham e Douglas 
Wheeler (orgs.), In search of Modern Portugal -The Revolution and 
its consequences, Wisconsin, The University of Wisconsin Press, 
1983.

REBELO, José — "Imagens de um pretérito imperfeito", in Mário 
Mesquita e José Rebelo (orgs.), O 25 de Abril nos media 
internacionais, Porto, Afrontamento, 1994,

SEATON, Jean e PIMLOTT, Ben — "The Portuguese Media in Transi­
tion", in Kenneth Maxwell (org), The Press and the Rebirth of Ibe­
rian Democracy, Connecticut, Greenwood Press, 1983.

— "Political Power and the Portuguese Media", in GRAHAM, Law­
rence Graham e Douglas Wheeler, In search of Modem Portugal - 
The Revolution and its consequences, Wisconsin, The University of 
Wisconsin Press, 1983.

554


